HBO liberta imagens únicas dos bastidores de ‘House of the Dragon’ em Portugal

house of dragon Monsanto
[Fotografia: Divulgação/HBO Max]

A aldeia de Monsanto transformou-se, entre outros palcos, na Pedra do Dragão. Um dos locais mais icónicos da primeira temporada da série House of The Dragon nasceu originalmente no norte de Espanha, mas ganhou nova vida vida televisiva em Portugal. Esta é uma das explicações reveladas num novo vídeo divulgado pela plataforma de streaming HBO Max, nesta segunda-feira, 24 de outubro, e que coincide com a exibição do último episódio desta prequela.

Intitulado Uma Casa de Muitas Nações: Portugal (cujo trailler pode ver abaixo), a produção mostra o que está por trás da série mundialmente conhecida e que colocou o país como um dos palcos da trama. “É um país lindo e ótimo para filmagens. Quando vimos Monsanto, numa montanha, encontrámos Pedra do Dragão. Na série original, Pedra do Dragão era uma costa do Norte de Espanha. Lá só se viu uma faceta da ilha, a praia, mas precisávamos do resto da ilha, precisávamos de todo um mundo. Foi o que encontrámos no cume daquela montanha íngreme em Portugal”, afirma o cocriador, coshowrunner e argumentista Ryan Condal citado em comunicado enviado às redações.

“A ida a Portugal foi inédita para A Guerra dos Tronos e mesmo para a indústria do cinema em geral. Portanto, há muito de Portugal por ver em televisão”, acrescenta.

 

Miguel Sapochnik, co-showrunner e realizador indica: “Fomos um bocado por capricho ficámos de queixo caído”. “Filmámos no topo de um monte em Portugal. Dava para ver quilómetros em redor”, conta Emma D’Arcy. A atriz que que dá vida a Rhaenyra Targaryen acrescenta ainda: “Aquilo é incrível.”

A RTP tinha já emitido uma reportagem sobre o impacto da série das gravações de uma série desta dimensão naquela aldeia histórica e agora, também em comunicado, a production manager Sofia Noronha fala disso mesmo. “Viemos a uma vila que nunca viu nada a esta escala e a um local muito inacessível. Mas tivemos imenso apoio dos habitantes. Cederam as suas casas, trabalharam na série e adoraram a experiência”. “Isto é um grande acontecimento para Portugal, para toda a nossa indústria e para toda a equipa local”, acrescenta a responsável na mesma nota.

Baseada em Fogo e Sangue, de George R.R. Martin, a série, que se passa 200 anos antes dos acontecimentos de “A Guerra dos Tronos”, conta a história da Casa Targaryen.