Homem detido e acusado de adulterar bebida de mulher em bar, no Reino Unido

pexels-cottonbro-studio-4694292 (1)
[Fotografia: Pexels/Cottonbro Studio]

Tudo aconteceu num clube privado londrino, no Reino Unido. Um homem de 61 anos, Vikas Nath foi detido na terça-feira, 16 de janeiro, num bar, em Mayfair, bairro de Londres, depois de alguns funcionários terem escutado denúncias de que viram um indivíduo a colocar droga no copo de uma das mulheres presentes no espaço. Estima-se que este tipo de comportamentos tenham por um dos principais objetivos fragilizar as mulheres, deixando-as mais vulneráveis a uma eventual e posterior agressão sexual.

O homem foi entretanto acusado por ofensa sexual e compareceu no tribunal de Westminster, tendo de regressar ao de Southwark, a 14 de fevereiro, para responder pelo crime.

O caso corre agora sob investigação, mas os alertas para que as pessoas não percam os seus copos de vista aumentam. E tal acontece no Reino Unido, como também em Portugal. Recorde-se que a PSP lançou uma campanha de alerta em noite de passagem de ano, de 2023 para 2024, precisamente para convocar atenções para esta realidade. “Controla a tua bebida antes que te controlem a ti!”, era o mote da campanha da autoridade policial pedindo aos cidadãos que vigiassem os seus copos, impedindo estranhos de lhes aceder e de adulterar a bebida, fragilizando vítimas e predispondo-as mais facilmente para eventuais roubos ou violações.

De volta ao Reino Unido, o inspetor Kieron Vaughan pede, citado pelo jornal britânico The Independent, que “qualquer pessoa que suspeite que possa ter sido drogada deve denunciar o facto à polícia o mais rápido possível para que possamos obter provas para ajudar na investigação. Se estiver num bar ou clube, poderá denunciar a um elemento da equipe que o irá ajudar. Se vir algo suspeito ou testemunhar, denuncie aos empregados do bar ou à polícia”.