Publicidade Continue a leitura a seguir

Hotel ou Airbnb? O que é mais seguro em tempo de pandemia?

Publicidade Continue a leitura a seguir

O ano 2020 trouxe uma grande reviravolta às nossas vidas. Com ele veio a pandemia da Covid-19 e uma mão cheia de novas normas sociais, profissionais e económicas. Até as nossas tão esperadas férias, merecido descanso após o ano inteiro a trabalhar, se viram num autêntico reboliço de alterações e indecisões.

A grande maioria optou por fazer turismo dentro do seu próprio país, seja através de estabelecimentos reconhecidos como sendo seguros face à pandemia seja, noutros casos, pelo aluguer de uma caravana cujo rumo é mais ou menos incerto.

O conceito de férias pode até ter-se alterado um pouco, tendo agora que obedecer a um conjunto de normas e regras que outrora desconhecíamos mas, no que diz respeito a um hotel ou a um alojamento da plataforma Airbnb (ou semelhantes), qual será o mais seguro em tempo de pandemia?

Para a grande maioria dos especialistas na área da saúde, o melhor mesmo é evitar viagens e manter-se o mais tempo possível em casa. Ou, pelo menos, apostar no turismo dentro do seu próprio país. “Acho que as pessoas não devem viajar e devem, realmente, tentar ficar em casa”, afirmou ao jornal Huffpost Krutika Kuppalli, médica infeciologista. Evitar viajar é mesmo a regra geral para os profissionais na área que, ainda assim, dão uma pequena lista de conselhos caso o queira mesmo fazer.

Avalie as políticas da instalação

“Ao decidir ficar num hotel em vez de um Airbnb, eu pensaria em coisas como políticas de cancelamento, políticas de limpeza e também como é que as pessoas lidam com as reservas e situações como, por exemplo, o que acontece se um indivíduo ou grupo anterior lá hospedado tiver Covid-19”, afirmou Krutika Kuppalli.

Outro ponto importante é entender quanto tempo é que o espaço (seja o quarto ou a casa) está vazio entre hóspedes. Vários locais deixam o espaço arejar por uns dias antes de receber outra reserva, para que exista uma maior proteção dos seus clientes.

A maior parte dos especialistas afirmou que, na maioria dos casos, no que diz respeito a uma maior e melhor higienização, os hotéis costumam de estar melhor preparados e geridos. “A saúde pública num hotel é regulamentada pelo departamento de saúde e a limpeza, provavelmente, será mais detalhada, especialmente em redes com vários locais”, afirmou ao mesmo meio de comunicação social Brian Labus, professor da Universidade de Nevada, Escola de Saúde Pública de Las Vegas. “O aluguer de casas não tem o mesmo nível de supervisão”, termina por defender.

Ainda assim, plataforma como a Airbnb têm tentado fazer frente à Covid-19, tendendo aumentar a segurança das casas disponíveis nas suas plataformas.

Considere o número de pessoas que pode encontrar

No que diz respeito a possíveis ajuntamentos, o hotel pode ser mais problemático, uma vez que não sabemos ao certos quantos quartos vão estar alugados e com quantas pessoas nos podemos cruzar pelo meio. Elevadores e corredores acabam por ser espaços partilhados com muitas pessoas, e é necessário que esses mesmos espaços sejam constantemente desinfetados. Se alugar, por exemplo, uma casa numa App de aluguer, consegue mais facilmente evitar este tipo de situações.

Analise a sua saúde

Sabendo que se irá expor mais a um possível risco, mesmo com os demais cuidados, analise bem a sua saúde e a das pessoas que vão consigo. São pessoas de possível risco? Têm outro tipo de patologias que possam implicar deslocações a um hospital desconhecido? Num momento de pandemia é importante avaliar não apenas os riscos à volta como também as possíveis exposições mais problemáticas dentro do próprio seio familiar ou de amigos.

Evite horários de maior confusão

Seja em que situação for, evite sempre horas de maiores aglomerados. Pr exemplo, evite passar na receção em horários de check-in ou ckeck-out. Tenha em atenção as horas das refeições. Em suma, evite aglomerar-se com muitas pessoas e contorne possíveis horários de maior confusão.

Não tire a máscara e mantenha a distância

A máscara de proteção individual não só se tornou numa obrigação na maioria dos locais fechados como também é já quase um acessório indispensável para qualquer lugar que vamos. Portanto, seja para que local for, coloque sempre a sua máscara de proteção e desinfete as mãos com regularidade. Para além do mais, não se esqueça de manter a distância de um a dois metros entre as restantes pessoas com as quais se pode cruzar. Ande também com desinfetante para higienizar possíveis manípulos em que toque, como botões ou maçanetas.