Inflação faz disparar preços de produtos de beleza e sex toys em ano de crise

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[Fotografia: Karolina Grabowska/Pexels]

A inflação estende-se em toda a linha e manifesta-se em todos so setores. De acordo com dados do comparador de preços KantoKusta.pt, de outubro, “os produtos de compra recorrente, como artigos de saúde e beleza, de puericultura, para a casa, ou para animais, registaram, desde o início do ano, aumentos que atingem os 208,97%”, refere fonte oficial da plataforma em comunicado. Os resultados, afirma a mesma entidade, reflete os preços de mais de 2,5 milhões de produtos, entre o 1º e o 2º quadrimestre deste ano.

Ao detalhe, “as subcategorias que verificaram os maiores aumentos, na área de saúde e beleza, foram as colónias para bebés (+143,62%)”, acrescenta. Em setembro, os valores voltaram a subir. “A seleção de produtos de saúde e beleza analisada pelo KuantoKusta está 1,70 euros mais cara face a setembro, o que representa uma subida de 1,92%. Este cabaz, que custava 88,64 euros no início de setembro e que custa agora 90,40 euros, incluiu creme para o rosto (+1,98 €), champô (+0,86 €), máscara para o cabelo (+0,45 €), desodorizante (+0,43 €), entre outros produtos de compra recorrente para as famílias portuguesas.

Brinquedos sexuais mais do que duplicaram o preço

A análise feita pela plataforma e respeitante à evolução dos preços em 2022, o preço do prazer disparou, mais do que duplicou o valor. “Os brinquedos sexuais aumentaram 129, 6 %, os produtos de primeiros socorros subiram 93,31%., artigos para as unhas com mais 86,80% e de ajudas técnicas com subidas em 73,87%”, refere a mesma nota.

“Também os produtos de puericultura e brinquedos registaram aumentos que atingiram os 92,34%, no caso das figuras de ação. Com as maiores subidas de preço nesta categoria encontram-se os brinquedos educativos (+85,50%), os peluches (+62,45%), os baloiços e escorregas (+61,43%) e as mochilas e malas de maternidade (+37,60%)”, acrescenta.

Também os bens alimentares, de higiene e recreativos para animais domésticos dispararam este ano. “As despesas ficaram substancialmente mais caras, com as maiores subidas no snacks e biscoitos (+208,97%), na comida para pássaros e roedores (+74,80%), nos produtos de cuidado do pelo (+54,60%), nas camas (+53,27%), na ração seca para gatos (+49,79%) e nos tapetes refrescantes (+23,19%)”, enumera fonte oficial da plataforma KantoKusta.