Joe Biden reconhece neta sob críticas dos republicanos

USA WHITE HOUSE BIDEN
[Fotografia: EPA/Al Drago / POOL]

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, reconheceu publicamente nesta sexta-feira, 28 de julho, a sua sétima neta, uma menina de quatro anos que seu filho Hunter teve com uma mulher de Arkansas, após as críticas republicanas por não o ter feito antes.

“Não é uma questão política, é um assunto familiar”, disse o presidente em uma declaração à revista People sobre a menina, chamada Navy Joan Roberts.

Biden disse que ele e a mulher Jill apenas querem “o melhor” para todos os netos, inclusive Navy. Segundo uma fonte anónima citada pela revista norte-americana People, uma disputa sobre pensão alimentar entre Hunter Biden e Lunden Roberts, resolvida no mês passado, afetou a forma como os Biden interagiam com a neta.

“É preciso lembrar que, há poucas semanas, havia um processo judicial bastante polémico entre os pais de Navy. Como avós, os Biden estão a seguir a linha de Hunter”, disse a fonte.

O presidente democrata tinha sido criticado pelos republicanos, que afirmaram que o não reconhecimento de Navy atentava contra a imagem pública de homem de família.

No início deste mês, a legisladora republicana Elise Stefanik classificou Biden de “frio, sem coração, egoísta e covarde” por não reconhecer a menina e considerou a situação de “vergonha indesculpável” em declarações ao jornal britânico Daily Mail.

Hunter Biden, que lutou contra a dependência de drogas e está atualmente submerso em problemas legais por acusações de crimes fiscais e posse ilegal de uma arma de fogo, tem outros quatro filhos.

s