Publicidade Continue a leitura a seguir

Jogos que juntam toda a família nas festas de Natal

Percorra a galeria e veja vários exemplos de jogos de tabuleiro [Fotografia: Shutterstock]
Jogo do Galo - Um papel e um lápis são suficientes para jogar ao galo, mas também há a versão de tabuleiro, com peças de madeira, por exemplo. Ganha quem fazer primeiro três em linha.
Cluedo - Criado em Inglaterra, em 1949, o objetivo deste jogo é resolver o mistério por detrás de um crime. Ganha a pessoa que descobrir qual o assassino, entre os seis suspeitos, que arma usou e em qual dos nove quartos da mansão onde se passa o jogo cometeu o homicídio.
Jogo da Glória - A ideia é escolher a resposta certa para as perguntas que vão saindo, depois de lançar o dado. As respostas certas permitem avançar nos níveis, as erradas recuar e voltar à estaca zero. O primeiro jogador a chegar à última casa e a responder correctamente, ganha o jogo.
Monopólio - Neste jogo, que simula o funcionamento do mundo imobiliário, vence quem mais riqueza acumular e mais bens comprar - casas, prédios, hóteis, ruas - e perde quem ficar na "falência".
Pictionary - Ideal para grupos de três ou quatro pessoas, este jogo inclui um tabuleiro e quatro peças que representam os jogadores, cartões, com categorias e palavras, uma pequena ampulheta, um dado, blocos de notas e lápis. Basicamente, os participantes têm de desenhar o que lhes é proposto nos cartões e fazer com que a sua equipa, ao ver o desenho, escolha a resposta certa.
Jogo do Stop: Este popular jogo requer boa memória e conhecimentos alfabéticos,papel e lápis. No jogo do stop, um dos participantes vai contando o alfabeto até que outro diz stop. A letra na qual o primeiro parar é que dá o mote a cada ronda jogo. A folha de papel está divida por categorias - nomes, cidades, marcas, frutas, etc. - e cada uma delas terá de ser preenchida com uma palavra que comece por essa letra do alfabeto. Ganha quem vencer mais rondas no total. [Fotografia:DR]
Uno - É um dos jogos de cartas mais populares e vendidos do mundo. Cada jogador recebe 7 cartas e o resto do baralho fica na mesa com a face virada para baixo à execção da primeira carta que é colocada em cima da mesa e serve de arranque ao jogo. As cores e o número da cartas que vão sendo jogadas a cada mão vão determinando as jogadas seguintes. O vencedor é o primeiro jogador a ficar sem cartas. [Fotografia: Shutterstock]
Trivial Pursuit: Jogo clássico de cultura geral, consiste numa prova de conhecimentos sobre várias matérias. As respostas certas permitem avançar nas "casas" do tabuleiro e colecionar os "queijinhos" - peças que equivalem a bónus, em cada uma das categorias. Ganha quem tiver mais "queijinhos". [Fotografia: Shutterstock]
Batalha Naval: É um jogo de estratégia comercializado desde 1931 e originalmente jogado apenas por duas pessoas, mas nada impede que sejam duas equipas. Os jogadores colocam os seus navios nos quadros, alinhados horizontal ou verticalmente. Em cada jogada, cada um diz um quadrado, identificado por uma letra e um número, na grelha do oponente. O objetivo é derrubar os barcos do oponente adversário, ganha quem derrubar todos os navios adversários primeiro. [Fotografia: Shutterstock]
Quem é quem: Neste jogo, o objetivo é adivinhar quem é a personagem mistério. Com dois tabuleiros e 24 cartões de personagens, consiste em fazer perguntas que só podem ter uma resposta, sim ou não. A partir delas, o jogador vai descartando personagens, ocultando as suas caras no tabuleiro. O vencedor é aquele que descobrir mais personagens.
Cartas: Poucos jogos são mais versáteis, portáteis e democráticos que os jogos de cartas. Basta um baralho e imaginação. Há vários possibilidades à escolha, da bisca ao peixinho, passando pelo burro. Para jogar a pares, em grupos ou uns contra os outros. [Fotografia: Shutterstock]

Publicidade Continue a leitura a seguir

No Natal sobra tempo para reviver antigas tradições e memórias de infância. Das receitas das avós, aos programas de TV especiais desta quadra, passando pelos velhos jogos de tabuleiro, que por estes dias voltam à mesa e que são um bom pretexto para reunir e entreter a família, entre a digestão do jantar da consoada e a abertura dos presentes.

Há opções para todos os gostos e idades. Uns apelam à criatividade, outros ao mistério e astúcia, outros ainda ao grau de conhecimentos e ao jeito para desenhar. Mas o mais importante é que com todos os eles o divertimento é garantido.

Veja, na nossa fotogaleria, alguns dos jogos de tabuleiro e de mesa que pode usar para animar o seu Natal.