Kate Middleton com cancro. Leia o testemunho na íntegra que fala do choque e dos filhos

kate Middleton cancro
[Fotografia: captura de ecrã/Instagram]

A princesa de Gales, de 42 anos, estava desaparecida da agenda pública desde dezembro. No mês seguinte, Kate Middleton revelava que era submetida a uma cirurgia abdominal.

Esta sexta-feira, 22 de março, e depois de meses de especulação e polémicas, a princesa britânica revelou, num vídeo publicado nas redes sociais oficiais, que a notícia foi um “enorme choque”, uma vez que, no momento da cirurgia, os médicos acreditavam que a “condição não era cancerígena”.

“Queria aproveitar esta oportunidade para agradecer, pessoalmente, por todas as maravilhosas mensagens de apoio e pela vossa compreensão enquanto me recuperava da cirurgia. Foram meses incrivelmente difíceis para toda a nossa família, mas tive uma equipa médica fantástica que cuidou muito bem de mim, pelo que estou muito grata.

Em janeiro, fui submetida a uma grande cirurgia abdominal em Londres e, na época, pensava-se que minha condição não era cancerígena. A cirurgia foi um sucesso. No entanto, testes feitos após a operação revelaram a presença de cancro. A minha equipa médica aconselhou-me, portanto, a submeter-me a uma quimioterapia preventiva, e estou agora nas fases iniciais desse tratamento.

É claro que foi um grande choque, e William e eu temos feito tudo o que podemos para ligar e gerir tudo isto de forma privada, para o bem da nossa família.

Como pode imaginar, levou tempo. Levei algum tempo para me recuperar de uma grande cirurgia para iniciar meu tratamento. Mas, o mais importante, levámos tempo para explicar tudo ao George, Charlotte e Louis [filhos] de uma forma que seja apropriada para eles, e para os tranquilizar de que vou ficar bem.

Como disse: Estou bem e a ficar mais forte a cada dia, concentrando-me nas coisas que vão me ajudar a curar. Na minha mente, corpo e espírito. Ter William ao meu lado também é uma grande fonte de conforto e segurança. Assim como o amor, o apoio e a gentileza demonstrados por tantos de vós. Significa muito para nós os dois.

Esperamos que compreendam que, como família, precisamos agora de algum tempo, espaço e privacidade enquanto concluo o meu tratamento. O meu trabalho trouxe-me sempre uma profunda alegria e estou ansiosa para voltar quando puder, mas por enquanto devo-me concentrar em fazer uma recuperação completa”.

Neste momento, penso também em todos aqueles cujas vidas foram afetadas pelo cancro. Para todos que enfrentam esta doença, seja qual for a sua forma, por favor não percam a fé nem a esperança. Não estão sozinhos.”