Publicidade Continue a leitura a seguir

Como largar o vício da tecnologia sem largar o telemóvel

Procure um bloco e uma esferográfica Anotar à mão tarefas, ideias ou projetos nunca fez mal a ninguém. Nada como uma folha em branco para ajudar a procurar um foco (Fotografia: Shutterstock)
Tirar o telemóvel da cabeceira da cama Sem criar alarmismos em torno das eventuais consequências das redes no nosso corpo, é importante não dormir com ele. Quando acordar, a sua primeira vontade não será espreitar as novidades. (Fotografia: Shutterstock)
Enviar postais e cartas Esta é uma proposta para os mais corajosos, sobretudo quando é tão fácil recorrer ao Facebook. Mas enquanto faz isto, não há tanta margem para se distrair com outros estímulos que chegam das redes.(Fotografia: Shutterstock)
Ignorar o telemóvel por um curto período Tentar, por uma manhã, deixar o telemóvel bloqueado na mala ou no casaco. O objetivo é melhorar a produtividade, procurando incrementar a objetividade. (Fotografia: Shutterstock)
Fazer um detox Por um dia ou por um fim de semana, procure cortar radicalmente relações com todas as apps e com os telefonemas. Organize-se e marque tudo de avanço, assim não precisará do aparelho.(Fotografia: Shutterstock)
Estar mais presente Defina melhor o tempo que tem para estar a navegar nas novas ferramentas que a tecnologia propõe e o que prevê aplicar em conversas presenciais ou em brincadeiras com os filhos.(Fotografia: Shutterstock)

Publicidade Continue a leitura a seguir

Não é preciso desfazer-se de todos os ecrãs – maiores ou menores – que leva na mala ou que estão em casa, mas se fizer uma desintoxicação ligeira também não vai fazer mal. Experimente libertar-se um pouco de aplicações e ferramentas e conecte-se com o real.