Lena Dunham tatua luta contra a endometriose

A atriz Lena Dunham, 32 anos, tem feito da longa e dura batalha contra a endometriose uma causa absolutamente pública, dando voz a milhares de mulheres que, pelo mundo foram, sofrem com esta doença incapacitante.

Agora, a atriz da série Girls exibiu, na sua conta de Instagram, uma tatuagem que fez para assinalar a sua luta contra esta doença crónica e que a levou a inúmeros internamentos e, há pouco mais de um ano, à remoção do útero (histerectomia) devido às debilitantes dores.

A guionista e escritora tatuou a palavra “sick” na nuca, o que em tradução literal significa “doente”. Ainda no mesmo post do Instagram, Dunham justificou o porquê desta ação. “Por vezes, a palavra pela qual mais receio ser chamada é a melhor coisa que podemos chamar a nós próprias”, escreveu a atriz.

lena Dunham tatuagem Instagram
A atriz Lenha Dunham tatua luta contra a endometriose e escreve na nuca apalavra “doente” [Fotografia: Instagra
Uma mensagem que já conta com perto de 40 mil ‘likes’ e que não esqueceu as outras mulheres que também sofrem da mesma doença. “Para as minhas irmãs que vivem nesta vertiginosa, mas estridente longa jornada”, terminou.

Estima-se que, em Portugal, esta doença – incapacitante e, em casos dramáticos, causadora de infertilidade – atinja mais de 240 mil mulheres portuguesas entre os 15 e os 49 anos (idade fértil), de acordo com cálculos que tiveram por base os Censos de 2011 e que foram atualizados em 2016.

Imagem de destaque: DR

Quando ter dores menstruais é sinal de doença

Endometriose: “Estarei doida? Serei fraca? Serei mariquinhas?”