Publicidade Continue a leitura a seguir

Lupita Nyong’o: “Sentia que não era considerada bonita pela minha cor”

Lupita Nyong'o tem 33 anos

Publicidade Continue a leitura a seguir

Vencedora do Óscar de Melhor Atriz Secundária em 2014, pelo filme ’12 Anos Escravo’, Lupita Nyong’o nem sempre teve a confiança necessária para vingar numa indústria como a de Hollywood. Em Nairobi, capital do Quénia, onde cresceu, a atriz de 33 anos deparava-se constantemente com anúncios publicitários a branqueamento da pele, que promoviam a ideia de que pessoas com a tez clara era mais bonitas e tinham mais oportunidades.

“A minha adolescência foi atormentada pela ideia de que a pele clara era melhor. Havia anúncios na televisão sobre uma mulher que tentava arranjar emprego e apenas o conseguia depois de aplicar um creme para branqueamento da pele. Eu sentia que não era considerada bonita pela minha cor. A minha autoestima foi profundamente abalada durante esses anos”, confessa.

Nascida no México, Nyong’o – que este ano mereceu uma nomeação ao prémio Tony de Melhor Atriz em 2016 pelo seu papel na peça da Broadway ‘Eclipsed’, sobre a guerra civil na Libéria – mudou-se quando tinha menos de um ano para o Quénia, o país de origem dos seus pais. Só aos 18 anos rumou aos EUA para estudar e perseguir o sonho da representação.