Madonna, Marcelo e Luís Filipe Vieira jantam todos os dias aqui

aura restaurante
Restaurante Aura, em Lisboa [Fotografia: Instagram]

Se tivesse de conceber uma ceia de Natal com protagonistas improváveis, o artista Júlio Quaresma reuniria a Rainha da Pop, Madonna, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, o rosto máximo do Benfica, Luís Filipe Vieira, e o último rei de Portugal, D. Carlos. Estes protagonistas estão, aliás, já reunidos numa tela, concebida em 2015, que está diariamente – e desde outubro deste ano – exposta no restaurante Aura, no Terreiro do Paço, em Lisboa.

Ao Delas.pt, Júlio Quaresma revela que este quadro intitulado Kings of Lisbon (reis de Lisboa, em tradução literal) foi concebido em 2015, sendo, por isso, visionário, uma vez que “Marcelo ainda não tinha apresentado a sua candidatura” a Belém e Madonna estava ainda muito longe de se sentar à mesa com a autarquia ou de deambular pela baixa histórica da capital.

“Aquelas personalidades fazem parte de uma exposição inicial que fiz em Cascais, em torno do tema de banquetes improváveis, tendo por base o filme de Peter Greenaway, O Cozinheiro, o Ladrão, a Sua Mulher e o Amante Dela”, revela o artista e arquiteto.

Mural de Júlio Quaresma com Salvato Teles de Menezes com Marcelo, Madonna e Luís Filipe Vieira [Fotografia:Júlio Quaresma]
Mural de Júlio Quaresma com Salvato Teles de Menezes com Marcelo, Madonna e Luís Filipe Vieira [Fotografia:Júlio Quaresma]
A tela retrata ainda um homem deitado sobre a mesa, sendo “o bobo da Corte” e uma personagem cinzenta que é a de Salvato Teles de Menezes, presidente da Fundação D. Luís I, e que, nesta peça “retrata os poderes por trás dos primeiros”. Ou seja, o poder por trás do do último rei de Portugal, do da “rainha da Pop”, do da “dimensão do ponto de vista da comunicação e da política” e a do “presidente do maior clube de futebol português, o Benfica”, esclarece o autor. “Procurei juntar pessoas que, pelas suas opções, pela sua formação e pela sua questão temporal, improvavelmente se encontrariam à mesa”, justifica Quaresma.

Na verdade, as que estão vivas dificilmente se encontrarão todas por uma vez que seja, mas o comum dos mortais pode apreciá-las até ao fim do ano. Por essa altura, as personalidades vagarão os seus lugares a outras: “Cristiano Ronaldo, Lili Caneças, Catherine Deneuve e Messi”, avisa Júlio Quaresma.

Messi, Catherine Deneuve, Lili Caneças e Cristiano Ronaldo [Fotografia: Júlio Quaresma]
Messi, Catherine Deneuve, Lili Caneças e Cristiano Ronaldo [Fotografia: Júlio Quaresma]
Estas e outras peças inspiradas em banquetes deverão ir, já em 2019, para os Estados Unidos da América, onde estarão patentes ao público em Houston, ressalva o artista.

Imagem de destaque: Instagram

“Portugal é um país muito católico, o que tem tudo a ver comigo”, diz Madonna à Vogue