Mariana Leitão: de chefe de gabinete a líder da bancada parlamentar da Iniciativa Liberal

Captura de ecrã 2024-03-22, às 11.27.30 (1)
Mariana Leitão [Fotografia: Instagram/IL]

Mariana Leitão, que se estreia como deputada da IL, foi eleita por unanimidade nova líder da bancada parlamentar liberal, substituindo Rodrigo Saraiva no cargo e diante de um grupo que manteve o mesmo número de representantes: oito deputados.

A deputada do IL junta-se ao grupo de mulheres que, nesta legislatura, vão assumir as bancadas parlamentares dos seus partidos, como é o caso de Isabel Mendes Lopes, pelo Livre, ou de Paula Santos, pelo PCP. Sem grupo, mas como deputa única, Inês Sousa Real será a voz do PAN.

Escolhas que acontecem numa altura em que o resultado das eleições legislativas de 10 de março de 2024 voltam a trazer um menor número de mulheres deputadas no hemiciclo, num valor a rondar os dados das legislativas de 2015.

Mariana Leitão, eleita por Lisboa e uma das novidades na bancada da IL na sequência das últimas eleições, já conhece o parlamento, uma vez que foi chefe de gabinete do grupo parlamentar na legislatura que agora termina.

O cargo foi até agora ocupado por Rodrigo Saraiva, também reeleito, que deixa essas funções.

Mariana Leitão, 41 anos e licenciada em Relações Internacionais, está na IL desde junho de 2019, tendo sido, entre 2020 e 2022, presidente do Conselho Nacional do partido.

Atualmente membro do Conselho Nacional, a nova líder parlamentar da IL é ainda deputada municipal em Oeiras.