Publicidade Continue a leitura a seguir

Michelle Yeoh faz história nos Óscares e condena preconceitos contra mulheres e minorias

Michelle Yeoh [Fotografia: EPA/CAROLINE BREHMAN]

Publicidade Continue a leitura a seguir

O filme Tudo em Todo o Lado ao Mesmo Tempo foi o grande vencedor de uma noite de Óscares histórica, arrecadando sete estatuetas douradas. Noite de celebração que deu a Michelle Yeoh também uma conquista pioneira.

A atriz, que integrou aquele filme, tornou-se na primeira asiática receber o galardão de Melhor Atriz Principal. “Este é um momento histórico”, afirmou Michelle Yeoh na sala de entrevistas, após a vitória, dizendo que “quebrou o teto de vidro” com um movimento de Kung-Fu.

“Isto é para todos os que foram identificados como minorias”, considerou a atriz. “Nós merecemos ser ouvidos, merecemos ser vistos e ter oportunidades iguais, para podermos ter um lugar à mesa”, continuou. “Deixem-nos provar que nós valemos a pena”. Yeoh venceu contra ‘pesos-pesados’ como Cate Blanchett (Tár) e Michelle Williams (Os Fabelmans).

Urgindo todos os que têm sonhos a “acender esse fogo na alma”, Yeoh, de 60 anos, também mandou um recado aos que têm preconceitos contra as mulheres após uma certa idade. “Não deixem que vos ponham dentro de uma caixa, que vos digam que já não estão no auge”, afirmou.

Tudo em Todo o Lado ao Mesmo Tempo o filme mais premiado desde Quem Quer Ser Bilionário, em 2008, e, para lá da consagração de Michelle Yeoh, também deu a Jamie Lee Curtis o seu primeiro Óscar e premiou Ke Huy Quan com o galardão de Melhor Ator Secundário, apenas o segundo asiático de sempre a ganhar esta categoria.

LUSA