Mikaila, a empresária de 13 anos que está a conquistar a América

mikaila ulmer
Fotografia: Instagram Oficial de Mikaila Ulmer

Criou um negócio de limonadas aos quatro anos de idade e aos 13 já é CEO. Mikaila Ulmer é uma das empresárias mais jovens dos EUA e as suas limonadas estão à venda em mais de 500 lojas do país.

A adolescente gere o seu negócio, com a ajuda da família, a partir de Austin, no Estado do Texas, onde vive e onde começou a vender limonadas, numa banca (como tantos outros jovens fazem no país, para amealharem algum dinheiro), aos quatro anos de idade.

Conta a reportagem da BBC que Mikaila começou a vender sua limonada em 2009, numa mesa em frente à casa onde morava e usando uma receita da década de 1940, da sua bisavó, que incluía mel.

A sua limonada passou, em pouco tempo, a ser vendida numa pizzaria local e a partir daí o negócio de Mikaila Ulmer começou a crescer e a expandir-se. Por ano, vende 360 mil garrafas de sua limonada, a ‘Me & the Bees Lemonade’, em lojas de produtos alimentares orgânicos, como a rede de supermercados Whole Foods, sendo que 10% dos lucros que obtém revertem a favor de organizações de conservação da natureza.

Em 2017, o jogador da liga de futebol americano, NFL, Arian Foster investiu 810 mil dólares (cerca de 693 mil euros) no negócio da adolescente.

Apesar de precoce no mundo dos negócios, Mikaila Ulmer gere o seu com a ajuda dos pais. “No início era só eu a espremer limões na minha banca, depois os meus pais desenharam umas etiquetas giras para os copos. À medida que o negócio foi crescendo, tive de admitir que não conseguia fazer isso sozinha e então pedi ajuda e perguntei aos meus pais: ‘mãe, pai, como crio um logótipo? Como faço para arranjar uma fábrica? Onde é que estão a maioria das lojas?'”, lembrou.

Negócio e escola

O apoio dos pais também permite à adolescente compatibilizar o negócio com os estudos, mas mesmo assim não é fácil. Muitas vezes tem de trocar as aulas por entrevistas ou palestras sobre empreendedorismo e as notas ressentem-se. A Matemática, por exemplo, a jovem não foi além da classificação ‘C’, valor intermédio numa escala que vai do ‘A’ (mais alto) ao ‘F’ (mais baixo).

“Às vezes, tenho que faltar às aulas para dar uma entrevista, viajar ou participar num programa de televisão. Outras vezes perco alguma coisa porque tenho um teste ou algum projeto da escola”, conta a jovem.

Mikalia, que soma vários prémios de empreendedorismo e que chegou a ser convidada a participar em eventos na Casa Branca, pelo então presidente dos EUA, Barack Obama, afirmar que gostava de criar outros negócios, mas continuar a prosseguir com os seus estudos.

“Quero abrir novas empresas. Ter só uma é um pouco chato para mim. Gosto de pensar nos nomes e nos logos das marcas, essa é a parte mais divertida”, diz, acrescentando que também está “ansiosa” de entrar no liceu, deixar de usar farda e “fazer novos amigos”.

 

Imagem de destaque: Instagram Oficial de Mikaila Ulmer