Mufyn: a empresa que faz as playlists dos sítios da moda

shutterstock_755936479 destaque playlists mufyn

Já lhe aconteceu associar um cheiro ou uma música a uma loja ou espaço em específico? Não é por acaso: há toda uma experiência de marketing sensorial por trás deste conceito. O Delas.pt esteve à conversa com Levy Gasparian, responsável pela Mufyn- Music For Your Needs, uma empresa que cria playlists exclusivas para cada espaço, e também tivemos direito a uma playlist inspirada no nosso site. A sua lista de clientes portugueses está a aumentar, e atualmente já conta com espaços como By The Wine, Pizzaria Luzzo, Boa-Bao e Casa Pau-Brasil.

No mundo da música desde a sua adolescência, a ideia de associar músicas a determinados espaços surgiu quando Levy começou a trabalhar como DJ em casamentos e festas de aniversário. As pessoas pediam músicas que passavam num determinado local e Levy percebeu que havia uma lacuna no mercado neste sentido. Criou um software que lhe permitisse gerir a música que tocava e começou a criar playlists diferentes para cada local. Foi assim que começou o projeto da Rádio Ibiza, em 2004, e esta é também a origem da empresa equivalente que criou para o nosso país, Mufyn.

Mufyn é um projeto de internacionalização da música. É um projeto que nasceu através de um sonho de levar música boa para vários lugares do mundo, começando por Portugal. Não faz sentido entrar num bom hotel, num bom restaurante aqui em Lisboa e estar ouvindo uma música inadequada”, explicou Levy em entrevista ao Delas.pt. Quando questionado sobre o porquê de ter escolhido o nosso país, o empresário conta que foi uma sugestão do sogro e que depois de alguma reflexão decidiu arriscar.

 

Levy Gasparian. Imagem: DR

A ideia de Levy consiste, então, na criação de compilações de músicas que reflitam o ADN dos espaços, permitindo às marcas proporcionar uma experiência completa aos seus clientes. “O cliente precisa de ter uma experiência”, começa por explicar. “Se o cliente entra dentro de um espaço e sente um cheiro bom, sente uma música que cativa, ele entra dentro da loja e é incentivado a permanecer mais tempo, o que acaba num aumento de consumo. Existem estudos que provam que a música adequada aumenta o consumo até 30%”, remata.

“Mufyn é um projeto de internacionalização da música. É um projeto que nasceu através de um sonho de levar música boa para vários lugares do mundo, começando por Portugal”, Levy Gasparian

O processo de criação começa com um briefing com os clientes, para conhecer melhor a história e identidade da marca, para poder criar compilações que vão ao encontro dos objetivos pretendidos. Alguns clientes são mais participativos em todo o processo, querendo também ter uma palavra na escolha das músicas, ao passo que outros preferem analisar apenas o resultado final.

Cada espaço tem músicas específicas e não existe um género musical que se adeque a todos os negócios de um só segmento. No entanto, e no caso de lojas de moda e beleza, por exemplo, a seleção de músicas pode focar-se nas inspirações que originaram as coleções ou em músicas que sejam novidade e que dentro de pouco tempo estarão a passar na rádio.

Além do caráter exclusivo das compilações, há um outro aspeto no trabalho que Levy desenvolve que é necessário referir: o contexto. “Se você for na Baía e ouvir música baiana, você vai dançar e achar incrível. Se você sair da Baía e ouvir música baiana em algum outro lugar talvez não funcione igual. É como o Fado. Eu não gostava de fado até vir para Lisboa e quando eu ouço fado hoje em dia me emociono. Faz sentido você entender a música dentro do contexto”.

“Existem estudos que provam que a música adequada aumenta o consumo até 30%”, explica Levy Gasparian

Cada playlist demora cerca de três ou quatro dias a criar, e é atualizada todos os meses. A Mufyn modifica mensalmente as playlists, acrescentando ou removendo músicas. Não é possível comprarmos estas compilações, mas há alguns locais que disponibilizam parte das suas em serviços de streaming, como o Spotify ou o Deezer. “A programação da Pizzaria Luzzo está incrível e você só vai conseguir ouvir lá. Esse é o tipo de trabalho que eu faço, eu transformo a música em elemento de marketing da marca”, justifica.

Quanto aos planos para o futuro, Levy não tem dúvidas: “Meu plano é estabelecer-me bem aqui em Portugal, ser reconhecido e crescer bastante cá, e aos poucos ir tomando o resto da Europa. Aproveitar que a internet não tem fronteiras e poder atender o mundo inteiro aqui de Portugal. É um sonho megalomaníaco, mas é um sonho bonito”.

Para perceber melhor do que falamos, ouça em baixo a playlist que Levy criou em exclusivo para ouvir quando lê o Delas.pt. Nós aprovamos estas escolhas.

 

10 hotéis portugueses de topo premiados lá fora