Publicidade Continue a leitura a seguir

Mulheres valorizam menos o Dia dos Namorados que os homens

Percorra a galeria de imagens e veja como os portugueses valorizam o Dia dos Namorados. [Fotografias: Shutterstock]
Os homens valorizam mais o Dia dos Namorados do que as mulheres: 50% dos homens consideram o Dia dos Namorados uma data especial e uma oportunidade para fazer algo a dois, face a 40% das mulheres que sentem o mesmo.
Mulheres comemoram mais quando estão numa relação: Apesar de as mulheres valorizarem menos que os homens o Dia dos Namorados, no geral, se estiverem numa relação elas comemoram mais a data do que eles, ou seja 37% das mulheres celebram este dia por comparação com 29% dos homens.
Dos inquiridos que se encontram numa relação, só 4 em cada 10 afirmam não celebrar esta data.
Para os portugueses o Dia dos Namorados vai perdendo importância à medida que a idade avança. Até aos 34 anos são 48% os que consideram uma data especial, no segmento 45 ou mais anos essa percentagem passa para 35%.
Aqueles que celebram esta data diminuem de 57% (até aos 34 anos) para 44% (45 ou mais anos).
Os inquiridos que não celebram esta data acham que o Dia dos Namorados é todos os dias (24%). Há ainda aqueles que não dão importância (18%) e os que denunciam o lado mais consumista desta data (15%).
Quanto à forma de celebrar este dia, 77% refere que comemora indo jantar fora.
Com menor expressão, mas ainda no campo das experiências, também constam no ranking passar um fim-de-semana fora ou ir a um espetáculo/cinema.
Outra forma de assinalar a data é oferecer presentes: 55% dos portugueses gostam de oferecer alguma coisa à sua cara-metade neste dia. A maioria (56%) opta por pequenas lembranças.
Seguem-se os perfumes (43%), as experiências (29%) e os clássicos e românticos ramos de flores (19%).
Entre os inquiridos que não estão numa relação, 28% referem que o Dia dos Namorados não lhes diz nada, mas 31% reconhecem-no como um data especial e uma oportunidade para fazer algo a dois. Já 33% afirmam não ligar muito mas admitem comemorá-la se estiverem numa relação.
12% dos solteiros celebram a data em jantares com amigos.

Publicidade Continue a leitura a seguir

As mulheres têm fama de serem mais românticas do que os homens, mas, segundo um novo inquérito, no que toca ao Dia dos Namorados a realidade não é bem essa, pelo menos em Portugal.

A pesquisa conduzida pela Ipsos Apeme, empresa de estudos de mercado, conclui que são os homens quem mais valoriza o Dia dos Namorados ou de São Valentim. Enquanto 50% dos elementos do sexo masculinos consideram este dia, que se assinala todos os anos a 14 de fevereiro, como uma data especial e uma oportunidade para fazer algo a dois, nos elementos do sexo feminino a percentagem desce para os 40%.

No entanto, refere a mesma sondagem, são mais as mulheres (37%), por comparação com os homens (29%), que referem ser uma data a que não ligam muito, mas que admitem que até a comemoram se estiverem numa relação.

Esta sondagem inquiriu 424 pessoas de ambos os sexos, com mais de 16 anos de idade, residentes em Portugal continental e ilhas, entre 28 de janeiro e 12 de fevereiro deste ano, pertencentes ao painel questionários online da Ipsos Apeme.

Além das conclusões referidas, a pesquisa analisou, entre outras coisas, as formas de comemorar esta data que portugueses elege ou os presentes que mais oferecem à sua cara-metade. Veja tudo na galeria, em cima.

Dia dos Namorados: 60 presentes para eles e para elas