Subir

Naomi Harris homenageada pela rainha Isabel II

Nomeada para o Óscar de Melhor Atriz Secundária, pela sua prestação no filme ‘Moonlight’, Naomi Harris foi surpreendida, esta semana, com uma outra distinção. A rainha Isabel II reconheceu-a, numa cerimónia que teve lugar no Palácio de Buckingham, em Londres, como Oficial da Ordem do Império Britânico pelo seu serviço ao drama.

A atriz junta-se a nomes como Kate Winslet ou Eddie Redmayne, que já receberam a mesma condecoração. “Enquanto atriz negra, e vindo de onde vim, acho que isto é extremamente importante. Estou absolutamente emocionada por ver o meu trabalho reconhecido desta forma”, confessou Harris, em entrevista à BBC.

A atriz de 40 anos apressou-se a partilhar o momento inesquecível com os fãs, através das redes sociais. “Enquanto filha de um imigrante, foi com orgulho acrescido que recebi hoje a Ordem do Império Britânico da Rainha. Passei a cerimónia a refletir sobre como os meus falecidos avós se teriam sentido ao ver a sua neta receber este tipo de reconhecimento de um país no qual eles lutaram tanto por ser aceites. Tenho orgulho em ser britânica, tenho orgulho em ser descendente de jamaicanos, e estou incrivelmente orgulhosa de todos os sacrifícios que os eles fizeram para que eu pudesse viver os meus sonhos”, escreveu.

Em conversa com os jornalistas, Harris aproveitou ainda para elogiar a aparência jovial da monarca de 90 anos. “Fiquei impressionada pelo quão jovem ela parece. Está incrivelmente nova e muito saudável – e tem uma pele fantástica”, reconheceu.

É já este domingo que Naomi ficará a saber se o Óscar de Melhor Atriz Secundária lhe pertence. A entrega dos mais prestigiantes prémios de cinema do mundo decorre em Los Angeles, nos EUA. Por cá, a SIC Caras faz o acompanhamento em direto, a partir da meia-noite.

Carolina Morais / Fotografias: Reuters