Publicidade Continue a leitura a seguir

Nova geladaria junta receita italiana a ingredientes portugueses

Percorra a galeria de imagens para ver algumas fotos da geladaria LucDuc. Fotografia de Marta Magalhães
Duc (à esquerda) e Luc, os dois italianos responsáveis pela nova geladaria de Campolide. Fotografia de Marta Magalhães
Sílvia é italiana. Já vive em Portugal há alguns anos, onde dá aulas de italiano e inglês. Nos tempos livres ajuda Luc e Duc na geladaria. Fotografia de Marta Magalhães
Fotografia de Marta Magalhães
Fotografia de Marta Magalhães
Fotografia de Marta Magalhães
Fotografia de Marta Magalhães
Fotografia de Marta Magalhães
Fotografia de Marta Magalhães
Fotografia de Marta Magalhães

Publicidade Continue a leitura a seguir

Fartos do emprego que tinham numa multinacional em Vicenza, Itália, Luc e Duc, de 56 e 52 anos, respetivamente, decidiram mudar-se para Lisboa e abrir uma geladaria. Não é comum encontrar pessoas que arrisquem virar a vida do avesso depois dos 50 anos, mas a idade não impediu esta dupla de italianos de correr atrás do sonho que tinham de poder viver da produção e venda de gelados, uma atividade que em Itália faziam apenas de vez em quando, para descansar a cabeça.

“O Duc é o especialista. Trabalhava numa geladaria lá em Itália e é ele quem produz os nossos gelados artesanais que têm uma particularidade: a receita é italiana, mas os ingredientes são praticamente todos portugueses. Só o pistáchio, as avelãs e amêndoas é que vêm de Itália. As natas, o leite e a fruta são portugueses. Queremos aproveitar o melhor de cada país e estamos atentos às sugestões dos clientes. Um deles falou-nos da banana da Madeira. Confirmámos que era melhor do que a banana tradicional e agora só usamos banana da Madeira nos nossos gelados”, explica ao Delas.pt Luc.

Fomos à LucDuc Gelateria a um sábado à tarde. Em vez dos tradicionais 24 sabores tínhamos 26 à escolha. “Hoje há mais sabores porque quis inventar. Peguei nestes pêssegos rosa que tinha aqui e decidi experimentar fazer gelados“, revelou Duc. E ficaram bem deliciosos, por sinal.

Os sabores preferidos dos clientes portugueses costumam ser os de fruta, “principalmente para aquelas pessoas que se preocupam muito com a forma física”, e o de leite-creme, cujo sabor é igualzinho ao doce português. Ainda assim, garantimos que os gelados de lima e manjericão, cheesecake (requeijão e filadélfia), o crocantino (base de nata, cobertura de Nutella e frutos secos) e o de figos caramelizados não ficam nada atrás.

Pode provar os gelados italianos em cone ou copo. Uma bola custa 2 euros, duas custam 3 euros e quatro ficam a 4 euros. As famílias também podem comprar à caixa para levar para casa. Uma caixa de gelado de 500ml fica a 9 euros e de um litro a 16 euros.

No inverno, quando o frio chegar e levar dos portugueses a vontade de comer gelados, Luc e Duc querem apostar no café italiano com chantili, de “que os portugueses gostam muito”, no chocolate quente e nos crepes com bolas de gelado.

A geladaria Luc Duc localiza-se na Rua de Campolide, em Lisboa, e está aberta de segunda-feira a domingo, entre as 13h00 e as 21h00.