Nuno Gama traz azulejos e lenços dos namorados à passerelle

Nuno Gama fez astear na Moda Lisboa não a bandeira branca, mas três blazers brancos. Um momento de rendição humana que procura pedir desculpas à Terra, pela contributo de todos nós no aquecimento global, e que deu início à apresentação dos novos coordenados.

Após o pedido de tréguas, o estilista apresentou uma coleção masculina repleta de nacionalismo e romantismo. Descalços, alguns com os sapatos na mão, e pintados de branco dos pés à cabeça, os modelos masculinos apresentaram desde peças mais casuais a mais sofisticadas. Calções de praia, calções formais, fatos completos, t-shirts, camisas e calças de ganga percorreram a passerelle.

Algodão e linho foram os materiais mais utilizados na produção das peças, algumas com efeitos de favo de mel, bordados e malha inglesa. Mangas balão também marcaram presença em algumas camisas.

Além do branco, cor que acompanhou todo o desfile, surgiram também peças com várias tonalidades de azul, desde os mais aguados e claros aos mais escuros. Mas a combinação que prevaleceu foi mesmo a portuguesa: a do azulejo do século XVII. Na frente e no verso de várias peças, Nuno Gama imprimiu o padrão azul e branco do azulejo português, bem como a figura de vários anjos.

O nacionalismo aumentou quando a estes dois tons, o estilista juntou a arte dos Lenços de Namorados. Típicos de Viana do Castelo, estes acessórios apareceram na coleção do designer do Porto sob a forma de corações bordados em acrílico e nas palavras “amor” e “sorte”.