A 16ª. edição do festival IndieLisboa arranca esta quinta-feira, 2 de maio, em vários espaços da capital. São cerca de 250 filmes, distribuídos pelas várias secções, e onde se inclui uma retrospetiva dedicada à atriz Anna Karina, em parceria com a Cinemateca. A atriz, uma das musas da Nouvelle Vague, estará, de resto, em Lisboa de 5 a 9 de maio, estando previsto um encontro com o público no dia 8.
Nesta edição, o festival de cinema independente contará com uma representação nacional de destaque, com mais de 50 filmes portugueses presentes em toda a programação, entre estreias mundiais, estreias nacionais e primeiras obras. ‘Mar’, de Margarida Gil, ‘A minha Avó Trelototó’, de Catarina Ruivo, ‘Tragam-me a cabeça de Carmen M.’, de Felipe Bragança e Catarina Wallenstein são alguns dos filmes nacionais que fazem parte de uma programação que também propõe trazer os ecos do cinema do Brasil.
Mas o Indie deste ano é também forte na componente feminina, seja nas histórias, nos elencos ou na direção de realizadoras de diferentes países.
Em conjunto com a organização do festival, o Delas.pt selecionou 15 propostas, com pendor feminino, que até dia 11 de maio pode encontrar na programação da 16ª. edição do IndieLisboa.
Filme de Teresa Villaverde abre IndieLisboa, com presença recorde portuguesa