O que é que tira o sono a elas? E a eles?

Dificilmente se encontra alguém que nunca tenha passado uma noite em branco, mas porquê? Um estudo de maio de 2018 investigou, precisamente, o que nos tira o sono e concluiu que os motivos das insónias femininas nem sempre são os mesmos das insónias masculinas.

Sim, parece que até nos sonos o género importa, pelo menos é o que diz o estudo Gender Equality and Restless Sleep Among Partnered Europeans (Igualdade de género e insónias entre os casais europeus, em português), realizado por David J.Maume, do Departamento de Sociologia da Universidade de Cincinnati, e por Belinda Hewitt e Leah Ruppanner, ambas da Universidade de Melbourne.

Publicado pelo Journal of Marriage and Family, o estudo indica que é a família e o lar a tirar o sono às mulheres, já os homens passam noites acordados por causa do trabalho e do salário – veja mais na galeria acima.

Os investigadores descobriram ainda que nos lugares onde as mulheres têm tantos direitos como os homens (e vice-versa) a probabilidade de sofrer de insónias é menor, tanto por parte dos homens como das mulheres: “Nas nações que fortalecem as mulheres e elevam o seu status, homens e mulheres relataram ter sonos mais saudáveis, e a diferença de género nas insónias é significativamente reduzida entre aqueles que vivem em países de igualdade de género”, pode ler-se no resumo do estudo.

A solução para dormir mais e melhor parece estar, então, na questão da igualdade de género.

Percorra a galeria de imagens acima para conhecer o que mais tira o sono às mulheres e aos homens.

[Imagem de destaque: Shutterstock]

Ciência explica porque é que deve dormir sempre com meias

Dormir mal engorda?