Oito em cada dez franceses favoráveis ao direito ao aborto na Constituição

USA LOS ANGELES ABORTION RIGHTS RALLY
Manifestante usa bandana verde, símbolo da luta pelos direitos ao aborto, nos protestos contra a possível restrição de direitos que corre no Supremo Tribunal norte-americano, [Fotografia; Caroline Brehman/EPA

O objetivo é, na medida do possível, blindar o direito à interrupção voluntária da gravidez para que as mulheres não percam esta possibilidade já conquistada. De acordo com o instituto de estatística francês Ifop e para a fundação Jean-Jaurès, 81% dos franceses, ou seja, oito em cada dez quer ver o direito ao aborto consagrado na lei maior do país e 77% vê utilidade nessa opção.

Aliás, segundo o site France Info e que avança em exclusivo este estudo de opinião, vários grupos parlamentares que compõem a maioria são favoráveis a essa possibilidade. “No momento em que vemos regressões, a História caminha por um mau sentido”, lamentou já a primeira-ministra francesa Elisabeth Borne aquando da visita ao departamento de Planeamento Familiar, em Paris, evocando a regressão notada nos EUA.

Nessa ocasião, a chefe de governo manifestou a intenção de inscrever esse mesmo direito na Constituição e vê agora a sua proposta largamente apoiada pelos cidadãos.

Para os investigadores, há um “consenso massivo desta necessidade e que se verifica em todos os estratos populacionais, alguns deles considerados mais conservadores”, notou o coordenador de política e atualidade da Ifop, François Kraus ao Ifop.