Passar a ferro que nem uma profissional? Dizemos como

iStock-912932364(1)

Há quem não goste de aspirar, lavar a loiça ou preparar as refeições do dia. Mas, para uma outra grande fatia populacional não gosta mesmo é de passar a ferro. Se esta tarefa é um problema para si e parece que há vincos que querem permanecer para sempre nas suas roupas, estes truques e dicas podem ajudar.

Especialmente se forem roupas grandes, como lençóis e edredons, a tarefa ganha logo todo um novo nível de perícia. O primeiro grande truque, que poderá ajudar na facilidade da sua execução, é mesmo utilizar um ferro que seja a vapor e que tenha caldeira.

Os ferros a vapor com caldeira são muito benéficos, especialmente para casas familiares onde há muita roupa para passar a ferro (muitas delas no próprio dia), porque este objeto faz com que tenha muito mais rapidez e eficiência no ato. Isto porque a caldeira leva muito mais água do que apenas o ferro de engomar, que faz com que aqueça uma maior quantidade de água, o que facilita na hora de passar a ferro. Vai sentir diferença especialmente em roupas muito grandes e pesadas.

E existem ainda algumas dicas que deve ter em atenção na hora de comprar um ferro com um centro de caldeira, de acordo com a revista Enfeminino. Ora veja abaixo:

Tipos ferros de caldeira: podemos encontrá-los com uma mesa embutida, automáticos, manuais e profissionais. Devemos escolher o produto dependendo do espaço que temos em casa e do uso que planeamos dar-lhe.

A capacidade da caldeira: quanto mais capacidade, melhor será evitar ter que recarregar a água constantemente. É importante considerar a capacidade, pois este é diretamente proporcional ao tamanho da caldeira. Tenha cuidado se tiver pouco espaço em casa para armazená-la.

O material da base do ferro: é a área que entra em contacto direto com a roupa, enquanto está a engomar. Existem bases de aço inoxidável e outras de alumínio, revestidas a cerâmica. Os primeiros são consideravelmente mais baratos, enquanto os últimos oferecem um desempenho que melhora o acabamento nas roupas.

A potência: este é um dos aspetos que mais influencia o preço do produto. A média dos modelos varia entre os 1500W e os 3000W. Quanto mais poder, mais eficaz. Veja também a potencia dos jatos de vapor, que também devem ser os mais elevados possíveis.

Vapor: Este é um recurso muito importante, que nos vai ajudar a eliminar os vincos mais difíceis.

Nível de autonomia: os ferros com uma autonomia limitada exigem que espere mais tempo para que a chaleira arrefeça e possa reabastecer novamente o depósito com água, para continuar a passar a ferro.