Publicidade Continue a leitura a seguir

Pedro Almodóvar lidera júri do festival de Cannes

Director Pedro Almodovar arrives at the 8th Annual Governors Awards in Los Angeles, California, U.S., November 12, 2016. REUTERS/Mario Anzuoni - RTX2TEB3

Publicidade Continue a leitura a seguir

O realizador Pedro Almodóvar vai liderar o júri da edição deste ano do festival de cinema de Cannes, anunciou a organização do evento, esta terça-feira (31 de janeiro).

Conhecido por dar destaque às mulheres e ao universo feminino na sua filmografia, Almodóvar é o primeiro espanhol a presidir o histórico festival de cinema, com 70 anos de história.


Leia também: Polanski desiste de presidir aos prémios César após contestação em França


“Só posso dizer que me vou dedicar de corpo e alma a esta tarefa, que é tanto um privilégio como um prazer”, afirmou o realizador de 67 anos, diretor de filmes como ‘Mulheres à beira de um ataque de nervos’, ‘Ata-me!’, ‘Fala com Ela’, ‘Volver’ ou o mais recente, ‘Julieta’.

Com o filme ‘Tudo Sobre a Minha Mãe’, de 1999, Almodóvar conquistou um Óscar para Melhor Filme Estrangeiro e o prémio de melhor realizador em Cannes. Embora tenha estado nomeado várias vezes para a Palma de Ouro – prémio máximo atribuído neste festival – nunca venceu.

Em contrapartida, os seus filmes têm sido nomeados e premiados um pouco por todo o mundo. A Aliança de Mulheres Jornalistas de Cinema nomeou vários filmes seus, o último dos quais ‘Julieta’, para prémios EDA Awards, entregues anualmente, tanto em categorias genéricas como naquelas dirigidas às temáticas de género e à representação feminina no cinema.