Pesquisadores descobrem que quanto maior for a atração maior é o compromisso

{Fotografia: Unsplash/Phuoc Le]
{Fotografia: Unsplash/Phuoc Le]

Um grupo de pesquisadores descobriu que quanto maior for a atração pelo companheiro, maior será o compromisso. No entanto, quando o parceiro se apercebe que é atraente, menos comprometido será.

Tita Gonzalez Avilés, Robert P. Burriss, Rebekka Weidmann, Janina Larissa Bühler, Jenna Wünsche e Alexander Grob decidiram investigar o quão à atração física afeta as relações, através do estudo “Comprometendo-se com um parceiro romântico: atratividade importa? Uma abordagem didática“.

Após analisarem dados de casais na Alemanha, Áustria e Suíça, que estão juntos há mais de nove anos, perceberam que as classificações de atração física aumentam, em simultâneo, com os níveis de compromisso.

Este fenómeno pode explicar-se, segundo os especialistas, pelo facto de pessoas mais atrativas tenderem a ter um estilo de vida mais positivo, melhor saúde e bom ambiente no trabalho. Estas características “espalham-se” aos parceiros.

Durante o estudo, entendeu-se ainda que quando os parceiros têm noção de que são atraentes, tendem a comprometer-se menos nas relações, optando por várias alternativas amorosas.

“Finalmente, embora as pessoas se percebam como semelhantes em atração ao parceiro, a semelhança percebida não foi associada a um maior comprometimento”, começou por explicar a chefe do estudo Tita Gonzalez Avilés ao PsyPost.

“A semelhança na atratividade em casais românticos pode não ser necessariamente motivada por uma preferência, mas sim porque as pessoas que são semelhantes têm maior probabilidade de se encontrar. Assim, qualquer semelhança na atratividade seria o resultado de uma força passiva. As consequências para o comprometimento podem ser mínimas”, prosseguiu.