Crianças e jovens ucranianos. Portugal vai acolher sete doentes oncológicos

Corpo Mente Cancro tratamento especialistas saúde homem mulher queda cabelo
[Fotografia: Unsplash/Olga Kononeko]

Portugal recebeu uma mulher ucraniana, com patologia oncológica, segundo informa em comunicado a Direção-Geral da Saúde. “A transferência teve lugar na quinta-feira, 21 de abril, a pedido das autoridades de saúde moldavas para tratamento médico no nosso país, através do sistema CECIS, coordenado pelo Mecanismo Europeu de Proteção Civil”, informa a entidade.

Segundo pode ler-se na nota, “esta doente – a primeira a ser transferida ao abrigo do referido mecanismo – será submetida a tratamento em ambulatório e acompanhada pelo Instituto Português de Oncologia de Lisboa Francisco Gentil E.P.E., com o apoio da Liga Portuguesa Contra o Cancro”.

O mesmo comunicado recorda que, desde o início do conflito, “Portugal tem feito ofertas sucessivas a solicitações da Polónia, Moldova, Ucrânia e Eslováquia para evacuação de doentes ucranianos utilizando o mecanismo europeu apropriado, sendo que a maioria dos doentes tem aceitado ofertas para tratamentos em países com proximidade à Ucrânia, nomeadamente a Alemanha”.

Neste momento, está também em curso o processo de transferência de sete doentes oncológicos pediátricos da Polónia para Portugal, ao abrigo do Mecanismo Europeu de Proteção Civil. “Um número que pode já ser superior nesta fase”, refere donte ouvida pelo Delas.pt. As transferências, como antecipa o mesmo elemento, poderão ser reencaminhadas para várias cidades do país.