Portuguesa Parfois à conquista de Nova Iorque

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[Fotografia: DR]

A marca portuguesa Parfois dá esta quarta-feira, 24 de outubro, um primeiro passo para a expansão no mercado dos Estados Unidos. A Parfois vai ser apresentada hoje em Brooklyn, Nova Iorque, por fazer parte da loja multimarca HiO e na qual são comercializados produtos de apenas nove empresas internacionais, dispondo de uma área de entre 60 a 70 metros quadrados.

Em entrevista à Lusa, o diretor-geral da Parfois, Sérgio Marques, afirmou que esta é uma resposta a um convite da empresa HiO, com a qual constituiu uma parceria na qual tem “muito orgulho”, mas que não representa um plano de abertura de uma loja própria nos Estados Unidos (EUA).

Para a Parfois, trata-se de uma possibilidade de fazer “um primeiro e pequeno teste ao mercado norte-americano, enquadrado com outras marcas e um operador que oferecem credibilidade”. “Se o resultado for bom, dentro de algum tempo pode levar a uma decisão mais fácil de, no futuro, expandirmos para os Estados Unidos”, disse o CEO da empresa portuguesa.

A HiO abriu em Brooklyn em finais de agosto e tem registado resultados muito positivos nas vendas da Parfois. “Temos muito orgulho nesta parceria com a HiO, fundada pelo espanhol Sever Garcia. Temos amizade e confiança profissional (…) e estamos bastante entusiasmados com o que eles estão a fazer nos Estados Unidos“, destacou Sérgio Marques.

Os produtos da Parfois que vão ser vendidos em Nova Iorque são, como acontece na maior parte dos casos, desenhados em Portugal e fabricados na Ásia. Segundo o CEO, apenas 17% das vendas da Parfois são realizadas em território nacional, o que significa que 83% das vendas são feitas em quase 900 lojas por todo o mundo, em 60 países.

“As fábricas produzem amostras de acordo com as indicações que recebem, enquanto nós controlamos todo o ciclo produtivo, desde onde se compra a matéria-prima, que matéria-prima e destacamos responsáveis para o controlo de qualidade nas fábricas”, explicou Sérgio Marques.

O empresário defendeu que este novo ponto de venda tem peso na balança comercial portuguesa, pois os produtos são importados da Ásia e reexportados para o exterior. “Todo o valor acrescentado da conceção do produto, ‘design’, gestão da cadeia e da marca propriamente dita fica em Portugal”, salientou.

A Parfois, presente em 60 países, não tem nenhuma loja nos EUA, que é considerado “um mercado muito maduro” pelo diretor-geral. “Mercado esse que hoje atravessa alguma crise nos retalhistas mais tradicionais” norte-americanos, um aspeto importante a considerar antes de abrir uma loja, argumentou.

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