Pressão imobiliária. Presidente de Banco Central muda-se para casa dos pais

FILES-TURKEY-ECONOMY-INFLATION
Presidente do Banco Central da Turquia Hafize Gaye Erkan [Fotografia: Adem ALTAN / AFP]

Devido ao aumento galopante dos preços, a governadora do Banco Central da Turquia, afirma que se viu obrigada a voltar para a casa dos pais, uma situação comum entre os jovens turcos, mas não seria de esperar para uma ex-executiva de Wall Street. Mas é!

Não encontro casa em Istambul. É terrivelmente caro. Instalo-me em casa dos meus pais”, disse Hafize ao jornal turco Hurriyet. A governadora, primeira mulher a liderar a instituição, tomou posse no início de junho, após a reeleição do presidente Recep Tayyip Erdogan.

A banqueira, de 44 anos, viveu durante duas décadas nos Estados Unidos da América, onde ocupou cargos de responsabilidade em vários grandes bancos, incluindo o Goldman Sachs. “É possível que Istambul tenha se tornado mais cara que Manhattan?”, questiona.

A inflação atingiu 62% na Turquia em novembro, impulsionada, em particular, pela desvalorização da lira turca, e os preços dos alugueres aumentaram 77,1% no mesmo período em Istambul, segundo um estudo da Universidade Bahçesehir.

Para tentar conter a inflação, o Banco Central turco elevou sua taxa de juros de 8,5% para 40% desde junho. “Estamos a chegar ao final das medidas de aperto monetário”, afirmou, no entanto, a governadora do Banco Central.

Ante os protestos dos inquilinos, ameaçados pela alta dos preços, o governo turco limitou a revisão dos alugueres de moradia a 25%. Segundo os especialistas, esta medida apenas agravou as tensões, levando vários proprietários a tentarem livrar-se dos inquilinos por todos os meios, por vezes fraudulentos, para voltarem a alugar as propriedades a preços ainda mais caros.

AFP