Publicidade Continue a leitura a seguir

Olena Zelenka: “Obrigada Portugal”

[Fotografia: Instagram/Olena Zelenka]

Publicidade Continue a leitura a seguir

Esteve na sessão inaugural da Web Summit a 1 de novembro e, no dia seguinte, esta quarta-feira, 2 de novembro, a primeira-dama da Ucrânia, Olena Zelenska, foi a Cascais e visitou a instituição SOS Ucrânia, estrutura de apoio montada na sequência da invasão russa, a 24 de fevereiro.

“Os primeiros 250 cidadãos que chegaram à cidade portuguesa de Cascais em meados de março. Pessoas em choque com a guerra e forçadas a mudarem-se. Receberam uma calorosa e atenciosa receção neste centro de emergência”, escreveu Olena Zelenska num post publicado na sua conta oficial do Instagram.

“As condições aqui são modestas, mas há tudo o que é necessário. Migrantes temporários ucranianos podem ficar no centro até que uma habitação permanente seja encontrada para eles. Tal foi fornecido pela equipa SOS Ucrânia liderada pelo presidente da Câmara de Cascais, Carlos Carreiras”, descreveu.

“Cascais é a segunda cidade com mais pessoas deslocadas da Ucrânia registadas temporariamente: já estão aqui 3310. Os nossos compatriotas têm apoio jurídico gratuito, cursos de idiomas, acesso à educação, cuidados de saúde, assistência à procura de emprego. O município ainda continua a recolher e enviar ajuda humanitária para a Ucrânia.(…) Esta irmandade só é confirmada diariamente porque os verdadeiros irmãos medem-se pelas suas ações. Obrigada, Cascais, obrigada, Portugal!”, concluiu a primeira-dama.