Primeiro semestre de 2023 registou quase 15 mil queixas de violência doméstica

pexels-karolina-grabowska-4379912
[Fotografia: Pexels/Karolina Grabowska]

Trinta mil denúncias. Foi o valor de queixas de violência doméstica em 2022. No primeiro semestre deste ano, já foram registadas quase 15 mil (14.863) ocorrências pela PSP e pela GNR.

Face aos números já registados, a CIG – Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género – criou mais uma campanha para alertar para o problema em causa e as “inúmeras desculpas que a pessoa agressora utiliza para se desresponsabilizar pelos seus atos, negando e/ou banalizando a violência, que se perpetua”.

“Algumas das desculpas são bem conhecidas: Foram os ciúmes…; foi o álcool…; estás sempre a provocar-me…; estás sempre a desafiar-me…; não consegues fazer nada sozinha…. A cada uma destas verbalizações correspondem inúmeros pensamentos da vítima para desculpabilizar a violência”, lê-se na campanha.

A CIG recorda que a RNAVVD – Rede Nacional de Apoio a Vítimas de Violência Doméstica – já acolheu 1450 pessoas no segundo trimestre de 2023. Desse número, 52% eram vítimas adultas (98% mulheres e 2% homens) e 48% eram dependentes a cargo (maioritariamente crianças e jovens que, por questões de segurança, acompanharam as suas mães).

A RNAVVD está presente por todo país, constituindo um conjunto de serviços e respostas especializados e gratuitos de apoio às vítimas.