Quatro cortes de cabelo que envelhecem

pexels-engin-akyurt-3065171
[Fotografia: Engin Akyurt/Pexels]

Se ainda está na lista de espera para ir ao cabeleireiro, que reabriram esta semana após o segundo confinamento devido à covid-19, mas ainda não decidiu o que fazer, veja o que deve evitar. Opções que deve fazer tendo em conta o que a favorecem e arredar, claro, o que a faz parecer mais velha.

Desde cortes mais fixos a cores mais escuras, há modelos que tiram dez anos, mas há outros que acrescentam idade, devendo, por isso, evitá-los.

Veja abaixo quatro escolhas que podem não corresponder ao efeito desejado.

Cortes com canadas muito pronunciadas

Muito direitos e assertivos, estes cortes retiram dinamismo ao cabelo e, nesse sentido, podem acrescentar idade ao seu look. A ideia de que poderá ser vintage pode também não vir a corresponder à realidade. Procure desfiar as pontas, tornando-as mais livres.

Franjas muito retas

Seguindo a mesma linha do que foi dito anteriormente, as franjas muito direitas e que ocupam quase toda a testa podem pesar-lhe no rosto, escondendo uma larga parte dele, retirando luminosidade. As formas muito estritas e angulosas endurecem as feições faciais e realçam as pequenas rugas ou aqueles sinais de envelhecimento que se pretendem esconder. Opções mais escadeadas, menos volumosas na testa e que acompanham o rosto na lateral podem ser a opção para mitigar este efeito envelhecido.

Cabelo muito comprido

Tem sido uma opção usada pelas famosas, sobretudo vimo-la recentemente em algumas atrizes que desfilaram – mesmo à distância e sem passadeira vermelha – nos Globos de Ouro. Visto, muitas vezes, como uma opção mais jovem, o cabelo mesmo muito comprido pode promover o efeito contrário: tornar um rosto mais pesado. Se chegar abaixo da cintura, é certo que parecerá muito mais velha porque parece que não corta o cabelo há anos, mesmo tal não sucedendo. Se o cabelo for escuro, então a consequência será ainda mais agravada. Caso seja uma mulher de baixa estatura, deve evitá-lo porque esta opção vai “colá-la” ainda mais ao chão.

Cortes excessivamente desfiados

É preciso mestria para os executar. Um corte destes que fique mal feito irá provocar um efeito envelhecido. Mesmo que o desfiado retire volume e imprima leveza, quando em excesso irá parecer que tem pouco cabelo, envelhecendo.