“Queremos ser um espaço seguro para fazer a denúncia”. Académica de Coimbra vai receber queixas de assédio

mulher
[Fotografia: Andrea Piacquadio/ Pexels]

O gabinete da AAC vai permitir aos estudantes denunciar situações de assédio ou discriminação na academia através de um número de telemóvel direto, a partir de um formulário no ‘site’ oficial da Associação Académica de Coimbra ou num gabinete de atendimento presencial, afirmou esta sexta-feira, 14 de abril, o presidente daquela instituição, João Caseiro, em conferência de imprensa.

Questionado pela agência Lusa, o dirigente estudantil referiu que o número de telemóvel e o formulário serão oportunamente divulgados, assim como o horário de atendimento do gabinete presencial.

“Sabemos que o assédio é um problema que existe e, percebendo que é um tema sensível, decidimos incorporar novos mecanismos para formalizar uma estrutura que seja clara e em que a AAC é um meio de comunicação deste tipo de problemáticas“, realçou.

Segundo João Caseiro, a AAC também pretende com este gabinete conseguir desenvolver uma base de dados a partir das denúncias de queixas apresentadas, que poderão eventualmente demonstrar um padrão em alguma das unidades orgânicas da Universidade de Coimbra. “As vítimas têm de se sentir à vontade para denunciar. Queremos ser um espaço seguro para fazer a denúncia”, vincou o presidente da AAC.