Rainha Isabel II e Portugal em documentário na RTP1

TOPSHOT-BRITAIN-ROYALS-QUEEN-JUBILEE
[Fotografia: Steve Parsons / POOL / AFP]

Na semana em que arrancam as celebrações dos 70 anos de reinado da rainha Isabel II, na primeira de junho, a RTP vai exibir um documentário sobre o percurso da monarca britânica, abordando ainda as duas vezes que esteve em Portugal.

Um trabalho disponível na RTP Play e que vai ser exibido na noite de segunda-feira, 30 de maio, às 21.00 horas, e que traz, refere o comunicado da estação pública, “imagens raras e testemunhos inéditos sobre as relações entre a soberana inglesa e o nosso país”.

“Portugal recebeu a visita da Rainha Isabel II em dois momentos marcantes para o país. A primeira, em 1957, que levou Salazar a uma encenação do país que custou uma fortuna aos cofres do Estado, enquanto que a segunda visita, nos anos 80, foi importante para a entrada do país na Comunidade Económica Europeia (CEE)”, lê-se na mesma nota.

De entre as personalidades que vão ser ouvidas estão o Presidente da República de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, Ana Gomes e António Horta Osório. Juntos num trabalho da autoria da jornalista Alberta Marques Fernandes com imagem de Rui Rodrigues, edição de José Rui Rodrigues e pesquisa de Luísa Vaz.