Receita. Estes queques de pequeno-almoço só têm 66 calorias

p30

Se faz parte do grupo de pessoas que nunca dispensa a primeira refeição do dia, então esta receita é para si. São uns simples queques salgados de pequeno-almoço, criados por Kate Allinson e Kay Featherstone, a dupla responsável pela plataforma de receitas saudáveis e ideais para quem quer perder algum peso, o Pinch of Nom. Depois de vários anos a “alimentar” a sua comunidade online, as autoras do site editaram, finalmente, o seu primeiro livro que chega agora a Portugal, com a editora Lua de Papel.

De acordo com a dupla, estes queques são ideais para levar para um piquenique ou para comer on-the-go. A receita é bastante simples, basta preparar uma base, e escolher algumas combinações de ingredientes para rechear os queques.

Tempo: 15 minutos Confeção: 20 minutos Calorias: 66 calorias
12 porções

Ingredientes:
Para a mistura base
Óleo de cozinha light em spray
12 ovos médios
Sal marinho e pimenta-preta acabada de moer

Para os queques de cogumelos e alho
6 cogumelos laminados
2 dentes de alho picados
Uma pitada de salsa fresca picada

Para os queques de espinafres, pimento vermelho e pimentão doce
Uma mão cheia de espinafres picados
½ pimento vermelho cortado finamente
1 colher de chá de pimentão doce fumado

Para os queques de brócolos, cebola roxa e pimenta-preta
Uma mão-cheia de brócolos cozidos cortados
½ cebola roxa cortada finamente
Pimenta-preta acabada de moer

Preparação:
Pré aqueça o forno a 180.º C (ventilado a 160.º C/a gás na posição 4) e borrife uma forma de 12 queques com um pouco de óleo de cozinha light em spray. Bata bem os ovos com sal e pimenta numa tigela e reserve.

Para fazer os queques de cogumelos e alho, borrife uma frigideira pequena com um pouco de óleo de cozinha light em spray, coloque ‑a sobre lume médio e depois adicione os cogumelos laminados e o alho, e deixe cozinhar durante 4 minutos até os cogumelos estarem macios e toda a humidade destes ter evaporado. Divida os cogumelos e o alho equitativamente por quatro das formas de queques.

Para fazer os queques de espinafres, pimento vermelho e pimentão-doce, divida os espinafres picados por quatro das formas de queque. Salpique com um pouco de sal marinho. Deite o pimento vermelho sobre os espinafres.

Para fazer os queques de brócolos, cebola roxa e pimenta ‑preta, divida os pedaços de brócolos cozidos e as rodelas de cebola pelas restantes formas de queque.
Deite a mistura de ovo em cada uma das formas. Por cima dos queques de cogumelos, deite alguma salsa picada. Salpique os espinafres com pimentão-doce e os brócolos com alguma pimenta.

Leve os queques ao forno durante 20 minutos. Sirva-os quentes ou frios.