Publicidade Continue a leitura a seguir

Receitas incríveis para um jantar de Natal vegetariano – parte III

Percorra a galeria de imagens e veja o passo a passo da receita das rabanadas vegetarianas. [Imagens: Shutterstock] Ingredientes: pão duro; 1,5l de leite vegetal; 1 casca de limão; 1 pau de canela; 1 c. de sopa de vinho do Porto (opcional); uma pitada de açafrão-das-índias; 4 + 3 c. sopa de açúcar amarelo ou de açúcar de coco; 2 c. de sopa de manteiga vegetal ou de azeite para untar; 1 c. de sopa de canela em pó.
Primeiro passo: cortar o pão em fatias com cerca de 1,5 cm. Numa caçarola deitar o leite, a casca de limão, o pau de canela, o vinho do Porto, uma pitada de açafrão-das-índias e 4 colheres de sopa de açúcar. Levar tudo ao lume e deixe ferver por dois minutos. Retire e deixe arrefecer um pouco.
Segundo passo: Forrar dois tabuleiros com papel vegetal e untar as folhas com a manteiga vegetal ou o azeite. E começar a embeber as fatias de pão no leite morno, uma a uma, de ambos os lados, por alguns segundos. Dispo-las no tabuleiro untado e levar ao forno pré-aquecido a 180 ºC, por cerca de 20 minutos.
Terceiro passo: Retirar as fatias de pão com cuidado e polvilhá-las com o restante açúcar misturado com canela em pó.
Quarto passo: Se quiser fazer uma calda, junte numa caçarola: framboesas e morangos laminados,2 a 3 colheres de açúcar amarelo; 1 colher de sopa de vinho do Porto e um pau de canela. Leve a cozer, em lume baixo, cerca de 8 minutos, esmagando os frutos com a ajuda de uma colher.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Depois do prato principal, está na hora de começar a preparar os doces tradicionais de Natal. Como tal, as rabanadas não podiam faltar. Sim, também elas fazem parte da ceia natalícia dos vegetarianos e sem batota. Substitui-se o leite de origem animal por um de origem vegetal e deixam-se os ovos totalmente de lado. Além disso, em vez de fritas estas rabanadas vão ao forno.

A receita é de Gabriela Oliveira, autora do livro Cozinha Vegetariana para festejar. “É possível fazer doces tradicionais sem utilizar ingredientes de origem animal e utilizando procedimentos mais saudáveis, como levar ao forno em vez de fritar. É o caso da receita das rabanadas. Neste livro há esse cuidado de tentar tornar as receitas o mais saudáveis possível. Noutros casos, em vez de se utilizar açúcar, colocam-se tâmaras ou outro adoçante natural que permita à sobremesa ficar saborosa e mais saudável, evitando-se o açúcar ou o excesso de gorduras nesta altura de festas“, declarou.

Percorra a galeria de imagens acima para saber o passo a passo da receita das rabanadas vegetarianas.

[Imagem de destaque: DR]

Receitas incríveis para um jantar de Natal vegetariano