Restaurante em Lisboa serve “uma das carnes mais deliciosas do país”

O restaurante Populi, no Terreiro do Paço, em Lisboa, juntou-se ao Solar da Giesteira, no Alentejo, para poder servir dois pratos exclusivos que proporcionam uma verdadeira experiência gastronómica aos clientes: vitela de bolota com puré de batata-doce e pak choi e vitela de bolota com migas de feijão-frade, broa de milho e espargos. O que faz com que esta carne seja tão deliciosamente tenra é o facto de ser produzida em pleno Alentejo, ao ar livre, numa pastagem natural em que os animais apenas se alimentam de bolotas, explica o produtor Joaquim Freixo.

Este tipo de produção faz com que a carne servida seja especialmente tenra e saborosa. Vai poder comprová-lo assim que passar com a faca pelo pedaço que tiver no prato e sentir a carne a desfazer-se na boca. Para acompanhar um dos pratos da vitela, o chef Ricardo Esteves, do Populi, optou por migas de feijão-frade. Assim segue a linha do restaurante, de servir pratos tipicamente portugueses, e traz um pouco do Alentejo, onde a carne é produzida, para a mesa dos clientes. Ambos os pratos já se encontram disponíveis na carta do restaurante e têm o preço de 15,50 euros.


Os artigos mais lidos:
As atenções estão viradas para o príncipe do Brunei
“É preciso falar sobre o stresse da maternidade”, diz Kate Middleton
Saiba a sua missão de vida através do dia de aniversário


“São dois pratos de vitela que visam trazer para Lisboa peças de carne inusitadas e incomuns: o sete da pá e o acém, duas partes da vitela inexploradas. O segundo fator diferenciador é que estas vitelas só comem bolotas. Todos conhecemos os porcos alimentados a bolota, mas não conhecíamos as vacas alimentadas com bolota”, explica ao Delas.pt António de Sousa Duarte, proprietário do Populi Caffé & Restaurant.

Uma carne tão especial que não encontra nos supermercados

A carne de vitela, vitelão e borrego produzida no Solar da Giesteira, em pastagem natural com bolota, não se encontra à venda nos supermercados por opção dos proprietário da herdade alentejana. Não querem produzir em massa para poder manter os elevados padrões de qualidade.

“Entregamos diretamente em casa do cliente, em todo o Portugal continental. A entrega é feita por nós nos distritos de Évora, Lisboa e Setúbal. Uma transportadora, com custos de porte para o cliente, faz as entregas nos outros distritos”, acrescenta Joaquim Freixo, coproprietário do Solar da Giesteira.

Além do restaurante Populi pode provar a carne do Solar da Giesteira noutros quatro restaurantes em Lisboa: o Sete Mares em Sete Rios, A Marítima do Restelo em Belém, o De Castro na Praça das Flores e o The Great American Disaster no Marquês de Pombal.