Roupa, sapatos, óculos de sol e malas. PSP apreende 158 mil euros em contrafação

pexels-victoria-rain-4042029
[Fotografia: Pexels/Victoria Rain]

A Polícia de Segurança Pública (PSP) apreendeu artigos contrafeitos no valor que supera os 158 mil euros. “No decorrer desta operação foram efetuadas 166 ações de fiscalização que culminaram na apreensão de 5 652 artigos contrafeitos, maioritariamente vestuário e calçado. Foram ainda apreendidos diversos acessórios como malas, relógios e óculos de sol”, informa a autoridade em comunicado.

A operação de fiscalização, levada a cabo a nível nacional, levou também a “43 detenções, das quais se destacam 3 por posso de arma proibida e 5 por tráfico de estupefacientes, e identificados 28 indivíduos”.

A atuação da PSP incluiu ações de “fiscalização a feiras, mercados, estabelecimentos comerciais, armazéns e outros espaços onde se possam produzir, transportar, armazenar ou comercializar artigos contrafeitos e/ou em violação dos direitos da propriedade industrial”. “Atendendo à dimensão que este tipo de atividade tem ganho no contexto da cibercriminalidade, foram também efetuados esforços de monitorização de transações comerciais de material contrafeito”, lê-se na mesma nota enviada à imprensa.

A autoridade nacional recomenda aos consumidores cuidados especiais como o de verificarem “a autenticidade dos produtos que adquirem, principalmente quando se tratam de bens de marca” bem como “as etiquetas“. “Procurem selos de autenticidade e desconfiem de ofertas abaixo do preço de mercado“, informa a PSP.