Sabe o que são ASMR? Deve conhecer e arrisca-se a gostar

ASMR paz calma tranquilidade saúde mental orgamos cerebral estímulos
[Fotografia: Unsplash/Yoann Boyer]

Os ASMR são um grande fenómeno nas redes sociais, nomeadamente no Youtube, e são usados por milhares de pessoas que querem relaxar

E que sons são estes? Quando se procura no YouTube por ASMR (Autonomous Sensory Meridian Response) os resultados são imensos e podem ir de sonoridades como unhas a bater no vidro, gelados de cones a serem comidos, sussurros, papel a ser amassado e atirado para o lixo, entre outros.

Nem sempre se trata apenas de sons. Os vídeos de ASMR podem também ser exibidos com imagens para fortalecer o impacto que os estímulos auditivos estão a ter do som. O que ajuda também à divulgação do conceito nas redes sociais.

No entanto, nem todos os vídeos desta forma entram dentro deste conceito. Os conteúdos de ASMR têm de ser gravados de forma lenta, com imagens tranquilizadoras.

Segundo o site “El Mundo” este conceito tornou-se num fenómeno digital que está a ser estudado por vários investigadores. As pessoas que consomem este tipo de conteúdo, de acordo com o site, afirmam que recorrem ao ASMR para dormir e conseguir descansar.