Saiba como se concentrar a trabalhar com esta técnica italiana

iStock-1132308442 (1)
[Fotografia: iStock]

Apesar de a segunda fase de desconfinamento do país já ter iniciado, ainda há muitas pessoas que continuam a trabalhar a partir de casa, uma vez que os seus postos de trabalho ainda não reúnem as condições de segurança necessária para os receber. No entanto, o teletrabalho não é tarefa fácil, já que existem muitas distrações. Mas há uma forma eficaz de se concentrar: a chamada técnica Pomodoro.

Este método foi inventado nos anos 80 por um italiano chamado Francesco Cirillo. A ideia é simples: se tiver uma tarefa grande, divida o tempo em curtos períodos de trabalho, chamados “pomodoros”, que vão ajudá-la a tornar qualquer tarefa mais viável.

Deve decidir a tarefa que vai executar e definir um temporizador para 25 minutos. Trabalhe nessa tarefa até o alarme tocar. Quando atingir o tempo, aponte a tarefa que fez e faça uma pausa de cinco minutos. Repita este ciclo e descanse quatro vezes. No fim, faça uma pausa mais longa, de 15 a 30 minutos, e reinicie o exercício por quantas vezes for necessário.

Tal como o criador desta técnica explica no seu livro The Pomodoro Technique , a aplicação deste sistema no seu dia-a-dia ajuda a gerenciar interrupções, simplificar e organizar tarefas, melhorar a motivação e o conteúdo do trabalho, cumprir prazos e evitar trabalhar sob pressão.

Embora não tenham sido projetados pelo autor deste método, existem aplicações como a Focus To-Do, Tide e Be Focused, que oferecem um cronómetro estipulado para organizar as tarefas.