Publicidade Continue a leitura a seguir

Saiba como ter uma alimentação mais sustentável e amiga do ambiente

A forma como nos alimentamos tem um impacto direto no meio ambiente. Esta é a forma de ter uma alimentação mais sustentável do ponto de vista ambiental.
Deveremos procurar comer menos alimentos que gastem mais recursos naturais, como a água, e mais alimentos mais poupadores. É o caso da carne vs. produtos de origem vegetal.
Deveremos consumir preferencialmente alimentos frescos, locais, sazonais.
Deveremos consumir alimentos de proximidade, como os nacionais, de forma a reduzir a pegada de carbono associada aos alimentos.
Deveremos ter um consumo moderado de alimentos, evitando o desperdício alimentar.
Devemos realizar uma lista de compras e adquirir apenas os alimentos que serão consumidos.
Aumentar o consumo diário de leguminosas e utilizá-las em substituição da carne, pescado ou ovos em algumas refeições da semana.
Podemos reaproveitaras sobras de outras refeições.
Devemos reduzir o desperdício na preparação e confeção dos alimentos.
Deveremos preferir embalagens familiares, ao invés de embalagens individuais.
Adquirir produtos avulso.
Minimizar o embalamento (exemplo: pão embalado, talheres, bases de tabuleiro).
Devemos atentar à data de validade dos produtos e acondicionar na zona frontal os alimentos com a data de fim mais próxima.

Publicidade Continue a leitura a seguir

No final desta semana, o XVIII Congresso de Nutrição e Alimentação da Associação Portuguesa de Nutrição, juntou, no Porto, nutricionistas de todo o país. A propósito deste evento, falámos com a Secretária-Geral da Associação, Helena Real, sobre alguns tópicos ligados à alimentação, como o impacto daquilo que comemos no meio ambiente, numa altura em que a questão da sustentabilidade se coloca mais do que nunca.

Nutricionista Helena Real

A forma como nos alimentamos tem influência direta no meio ambiente e existem alguns passos que todas podemos tomar de forma a minimizar o nosso impacto negativo, consoante o que e como comemos.

Na galeria de imagens acima a nutricionista deixa alguns conselhos para seguir uma alimentação, não apenas mais saudável como também mais amiga do ambiente.

Na mesma entrevista, Helena Real falou também de outras vertentes relacionadas com nutrição e que têm elevado impacto na saúde. Ao Delas.pt, a especialista admitiu que um dos maiores erros das pessoas a nível nutritivo é mesmo “o facto de facilmente sucumbirem a modas, muitas vezes, sem base científica”, mas não só. Para a nutricionista, “o consumo de produtos não sazonais, muito processados e que viajam milhares de quilómetros para o nosso prato” também é outro erro vulgar que, segundo afirma, será “uma grande discussão num futuro breve“, conclui Helena Real.

 

Nutrigenética: Será este o segredo para uma vida mais saudável?

O mundo sustentável que Maria de Oliveira Dias quer partilhar com todos