Seis aromáticas que repelem a bicharada indesejada no lar

pexels-servet-photograph-6658368
[Fotografia: Servet Photograph/pexels]

Estas são as plantas aromáticas que a vão ajudar a afugentar a bicharada lá de casa, sem precisar de pesticidas e químicos. Desde moscas a mosquitos, abelhas a traças, ter estas ervas aromáticas em casa prometem cumprir um dois em um: afugentar quem entra ser ser convidado e, cozinhadas, fazer as delícias na gastronomia.

Há muito que os agricultores se têm debatido com a questão das pragas e, atualmente, existe cada vez mais a preocupação de tratar destes pequenos inimigos sem o recurso a químicos. Um dos planos é cultivar algumas plantas que ajudem neste problema, promovendo também a biodiversidade.

Esta é uma forma de repelir naturalmente os insetos não desejados, sem ter que para isso prejudicar a sua saúde. Quantas vezes quis aplicar um spray e ficou a tossir? Com estas dicas já não tem que passar por isto.

Hortelã: Com cheiro fresco e intenso, é muito utilizada para colocar em bebidas ou sobremesas. O seu odor repele traças e formigas.

 

Tomilho: Planta muito resistente que repele insetos indesejados e atrai abelhas. Repele especialmente a larva da couve.

Coentros: mais uma planta largamente utilizada na cozinha, os coentros ajudam especialmente no combate a afídios e ácaros.

Cidreira: especialmente conhecida pelas suas propriedades calmantes e medicinais, a cidreira afugenta bichos como as formigas, moscas e mosquitos

Funcho: Especialista em afastar larvas. Para além do mais, utiliza-se também para alguns licores ou confeitaria.

Alecrim – esta é uma planta fácil de cultivar e muito resistente a pragas