Seis conselhos para ter a pele e os cabelos bonitos no verão

iStock-1140440501(1)

Mais do que cuidados especiais, é a frequência com que se cumprem estas atenções para com o corpo e cabelo que fazem com que, no verão, seja devida uma maior atenção antes de estender a toalha.

De acordo com médicos especialistas em Dermatologia e Venereologia médica e cirúrgica, estes são alguns rituais para com a pele do rosto, do corpo e dos cabelos que deve cumprir se pondera ir estender-se ao sol.

Movimentos que em nada alteram a sua rotina de descanso. Prometemos!

Limpar a pele do rosto todos os dias, sempre com movimentos suaves e circulares, de manhã e à noite. Só tem de escolher entre lavagem com águas micelares, leites de limpeza, ou simplesmente com água e produtos adequados.

Usar água fria ou morna. O banho com água muito quente deslipida a pele, ou seja, retira as gorduras naturais que são vantajosos para esta cumprir corretamente a sua função barreira. O banho serve apenas para remover a sujidade, mas não deve remover a gordura natural da pele.

Escolher método de depilação suave. Não deve aplicar cera na véspera ou no dia da exposição solar. Em relação ao laser, é preciso esperar vários dias até que se exponha ao sol. Deve, no entanto, interromper as sessões durante o verão, já que o sucesso do mesmo implica uma pele o menos bronzeada possível.

Abrandar pinura de cabelo e madeixas. Atualmente, os produtos utilizados neste tipo de intervenções são bastante suaves, no entanto, há que considerar que este processo é mais uma agressão. Pode sempre abrandar a frequência habitual, ou deixar o cabelo “descansar” durante os meses de verão, agendando uma mudança de visual para a rentrée.

Esfoliar. Se planear ir à praia nesse dia ou no dia seguinte, aconselha-se apenas uma esfoliação muito ligeira, sob pena de sensibilizar a pele antes da exposição solar.

Hidratar. Este é o segredo de um bronzeado uniforme e bonito. A pele que vai expor-se ao sol deve estar em perfeitas condições de saúde, bem hidratada e homogénea (daí a necessidade de esfoliação prévia).