Sete benefícios de pôr fim a uma relação

mulher
[Fotografia: Oleksandr Pidvalnyi/ Pexels]

O que se apresenta como um fim, pode bem ser o início de uma outra coisa. Acabar uma relação está longe de ser uma decisão simples ou pacífica, mas não é, seguramente, o fim do mundo.

Há vantagens que emergem de uma nova situação em que se está livre, sobretudo quando se trata de uma relação tóxica, ainda que eles não pareçam tão auspiciosos numa primeira fase.

Veja, por isso, benefícios da nova liberdade que irá ganhar e que vão para além do término da tristeza, das chatices e das discussões. A possibilidade de dispor de mais tempo vai permitir poder usá-lo para outros fins, como fazer o que mais gosta ou procurar novas atividades.

Mas há mais.

Mais espaço: Se o fim da relação significar a saída de casa, o espaço vazio que fica pode não ser necessariamente uma ameaça, pode antes ser uma oportunidade para redecorar espaços, encontrar novos ambientes e dedicar-se a essa tarefa.

Menos tempo a lidar com familiares: Nem sempre os amigos e os familiares do ex-companheiro eram sinónimo de tempo bem passado. Voltará a ter mais tempo para estar com quem realmente gosta.

Menos expectativas: O compasso de tempo entre a decisão do fim e o término propriamente dito pode ser um período de renovadas dúvidas ou de razões para justificar o fim ou de o adiar. Raciocínios permanentes de reavaliação que podem ser esgotantes, mas que chegam a um ponto final. Ao mesmo tempo, qualquer ideia de expectativa de reconciliação ou de melhoria também implode.

Mais empatia: O fim de uma relação é uma realidade comum, e o facto de estar a atravessar uma vai fazer com que outros se sintam inclinados a partilhar dúvidas e receios. Estar mais disponível vai significar mais solidariedade para escutar quem está à sua volta.

Mais energia: A rutura traz sempre tristeza e, não raramente, uma enorme vontade de mergulhar no sofá ou no silêncio. Mas, volvido este tempo, chegará um período de revigorada energia para voltar a fazer o que gosta, com quem gosta. Esta é a altura ideal para por em marcha projetos que acalenta há algum tempo, novos hobbies ou, simplesmente, novas rotinas.

Redescoberta de amizades verdadeiras: É nas provações que se descobrem os verdadeiros amigos. Estar numa fase mais introspetiva, vai fazer-lhe reconhecer quem a apoia e quem está do seu lado. Também a vai fazer estar mais atenta a quem está à sua volta.

Mais criatividade: As ruturas são sempre espaços de sentimentos intensos e de perspetivas novas sobre a vida. Quem sabe se este período não se torna decisivo para encontrar o que há muito não tem explorado na sua mente?