Sete maneiras de se livrar dos maus hábitos e ter uma vida mais saudável

hábitos
[Fotografia: iStock]

Roer as unhas, fumar, estalar os dedos ou até mesmo interromper as outras pessoas, comportamentos raramente apreciados pelos outros, hábitos que por vezes crescem quando se enfrentam lutas. Até pode estar a tentar depender menos das redes sociais, reduzir o consumo de álcool ou tentar dormir mais cedo, mas encontrar força de vontade para fazer esta ou outra mudança radical da mesma intensidade não é tarefa fácil.

Para que consiga cumprir uma empreitada desta dimensão com sucesso, o Delas.pt reuniu dicas e truques que a podem ajudar a libertar-se destes comportamentos que não contribuem de forma positiva para a saúde.

Veja agora a nossa lista de sete maneiras de deixar os maus hábitos para trás.

Não espere resultados rápidos: Há quem vá ao ginásio uma vez e chegue depois a casa para se olhar ao espelho e ver se já deu resultados. O processo não funciona dessa maneira. Tal como tudo, largar um vício demora o seu tempo, principalmente quando já a acompanha há anos. Mas não desista. Tente ter paciência e verá que ao final de um tempo se vai sentir melhor.

Reduza as tentações: Pode parecer óbvio, mas de facto, reduzir as tentações é a melhor maneira de quebrar um mau hábito. Deite o seu maço de tabaco fora, tenha as mãos ocupadas para não se sentir tentada a roer as unhas.

Preste atenção aos factos científicos: Todas as pessoas conhecem os riscos que os maus hábitos de vida – fumar ou não fazer exercício físico – podem trazer a longo prazo. Os sinais estão todos à sua frente, só tem de passar a dedicar-lhes a devida atenção.

Elogie-se a si própria: Cada vez que conseguir estar sem praticar um mau hábito durante um dia, em vez de entrar em stress, faça uma lista de elogios para si própria e leia-a todos os dias.

Não se preocupe com eventuais recaídas: É normal e faz parte do processo de largar um mau hábito. Não se culpe por ter bebido um copo de vinho a mais. Em vez disso, recomponha-se e retome o caminho e veja essa recaída como uma oportunidade de aprender e certificar-se que não vai voltar a acontecer.

Procure o apoio dos seus amigos: Converse com o seu grupo de amigos sobre o que está a sentir e explique-lhes de que forma a podem ajudar. Ao fazer isto, quando sentir vontade de voltar a fazer algo que é mau para a sua saúde, vai poder ter alguém para evitar que isso aconteça.

Informe-se sobre o seu hábito: Ver imagens ou consequências que os seus vícios podem trazer para a saúde podem ajudá-la a largar o mau hábito. Dedique algum tempo a ler e a aprender mais sobre o assunto.