Publicidade Continue a leitura a seguir

13 superstições muito femininas

1 - Diz-se que quando estão menstruadas não podem bater claras ou bolos, porque assim estes não crescem.
2 – Se colocarmos as nossas malas pessoais no chão afastamos a fortuna. Muitas vezes é complicado arranjar um sítio para a nossa mala, mas o chão não deverá ser a solução.
3 – Esta é a típica superstição sobre casamentos: Ver a noiva antes do casamento dá azar.
4 – Muitas pessoas acreditam que uma mulher grávida deve sempre satisfazer os seus desejos ou a criança nasce de boca aberta ou cabelo em pé.
5 - Se partirmos um espelho ficamos com sete anos de azar.
6 - Comprar o enxoval do bebé no primeiro trimestre de gravidez dá pouca sorte. Ou mesmo contar a notícia antes deste período.
7 - Diz-se que se cortarmos as unhas a um sábado, encontramos o amor ao domingo.
8 – Vestir a roupa do avesso é sinal de prendas (há também quem acredite que traz má sorte).
9 – Varrer os pés a uma pessoa solteira faz com que ela não se case, ou se vá casar em freguesia alheia.
10 – Quando olhamos para as horas e os minutos estão em sintonia com as mesmas (Exemplo: 11h11) é sinal ou de que alguém está a pensar em nós ou que podemos pedir um desejo e ele vai realizar-se.
11 – Quem come a última fatia do bolo já não casa.
12 - “Algo velho, algo novo, algo emprestado e algo azul” Diz-se que para o casamento correr bem, a noiva tem que levar algo novo, emprestado, velho e azul.
13 - “Roupa interior da sorte” - Ter aquele conjuntinho guardado especialmente para “o” evento. Muitas mulheres acreditam na superstição de que isso lhes trará sorte, tal e qual como a cueca azul na passagem de ano.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Sabe que dia é hoje? Sim, pois é, é sexta-feira 13, a segunda, e última (ufa) do ano. O dia em que algumas pessoas se vão sentir ainda mais amedrontadas pelos pobres gatos pretos que passeiam descontraidamente pela rua.

Há superstições para dar e vender, e a verdade é que boa parte delas envolvem mais diretamente as mulheres, históricos alvos de uma crendice que em larga medida ainda prevalece. Mas já lá vamos.

Qual a origem deste dia de superstição?

Verdadeiramente envolto em receios, mistérios e azares, o medo pelo dia 13 a uma sexta-feira começou em França, já lá vão uns quantos séculos. A origem deste ‘fatídico’ dia remonta a França, na altura em que a Ordem dos Templários foi destruída.

Ainda que o número 13 seja associado a um sem número de lendas e tradições – como os 13 presentes na Última Ceia ou a tradição cristã que assume que Jesus Cristo foi crucificado à sexta-feira – a verdade é que há mais por detrás disto. É necessário recuar ao ano de 1307, a 13 de outubro, quando todos os membros da Ordem dos Templários foram acusados de sacrilégio, heresia, sodomia, adoração a ídolos pagãos e ainda à homossexualidade.

O castigo? Fogueira ou prisão perpétua. E foi no seio destas acusações que se forjou o futuro de toda a humanidade: a morte injusta dos Templários deveria ser vingada. E é sobre a base destes moldes históricos que se construiu o medo por este dia. Confira na fotogaleria algumas superstições que, apostamos, quase todas as mulheres acreditam.

Passando pela gravidez, pelo casamento ou mesmo pela menstruação, estas são as 13 superstições que vêm à baila.