Taís Araújo dá vida a Marielle Franco

Taís Araújo
Taís Araújo na pele de Marielle estreia-se este domingo, em Portugal [Fotografia: Divulgação]

A série documental brasileira Falas Negras inclui 22 depoimentos reais de mulheres e homens que lutaram contra o racismo e pela liberdade e, neste trabalho, a atriz Taís Araújo, que está atualmente em casa por estar com covid-19, interpreta Marielle Franco. A vereadora e ativista dos direitos humanos foi, recorde-se, assassinada na noite de 14 de março de 2018, no Rio de Janeiro e num processo que está ainda sob investigação, no Brasil, e que tem envolvido elementos da classe política do país.

Marielle Franco é uma personagem importante para a história recente do Brasil. Fiquei muito emocionada com o convite porque a Marielle significa muito para mim, em muitos lugares. Eu fiquei muito feliz”, refere Taís Araújo num comunicado enviado pela Globo Portugal, canal que vai exibir este trabalho na noite de domingo, 29 de novembro, às 21.15 horas.

Além de Marielle Franco (que irá ter uma rua em Lisboa com o seu nome), ‘Falas Negras’ engloba outros depoimentos interpretados por atores, todos na primeira pessoa, num projeto criado por Manuela Dias, sob a direção de Lázaro Ramos, companheiro da atriz brasileira.

Taís Araújo revela que a participação na série a levou a conhecer a vereadora assassinada. “Todos os brasileiros mereciam conhecê-la mais. Ela tinha tanto a dizer e tanto a fazer”, afirma a atriz na mesma nota enviada à comunicação social.

Trabalho junta marido e mulher

“Adoro ser dirigida pelo Lázaro [Ramos]”, refere a atriz, que participa neste trabalho realizado pelo marido, também infetado com covid-19, bem como os filhos do casal. “Ele é um diretor muito afetuoso e, ao mesmo tempo, é firme. Ele sabe muito o que quer e consegue passar para o ator, potencializando-o. Não só o elenco, mas a equipa também. (…) É bonito de ver também, enquanto companheira dele, o quanto ele é talentoso nesse lugar da conceção, da criatividade, de maestro e no lugar do líder. Porque é fundamental valorizar a equipa e ele faz isso como ninguém”, destaca.

Entre os restantes depoimentos, destaque para o protesto pela morte do cidadão norte-americano George Floyd (interpretado por Tulanih Pereira), Rosa Parks (Barbara Reis), Nelson Mandela (Bukassa Kabengele), James Baldwin (Angelo Flavio), Malcolm X (Samuel Melo), Milton Santos (Aílton Graça), Martin Luther King (Guilherme Silva), Nina Simone (Ivy Souza), Lélia Gonzalez (Mariana Nunes), Muhammad Ali (Babu Santana), Angela Davis (Naruna Costa), Luiza Bairros (Valdineia Soriano).