Técnica japonesa que ajuda a combater insónias

iStock-1097784906 (1)
[Fotografia: iStock]

A ansiedade e o stress eram, a par das insónias, as queixas mais relatadas por milhares de utentes portugueses que se dirigiram ao Serviço Nacional de Saúde, em particular às consultas de saúde mental criadas em tempo de estado de emergência. Relatos que não têm vindo a dar mostras de quebrar, muito menos agora em que os números de novos casos de infetados por Covid-19 e internados voltam a disparar.

Todas as técnicas, truques e dicas existentes para debelar as noites em claro podem tentar dar uma ajuda a diminuir este problema que impede o descanso, essencial para um sistema imunitário em forma e pronto a combater todos os ataques.

https://www.delas.pt/razoes-que-a-fazem-acordar-a-determinadas-horas-da-noite/corpo-e-mente/908340/

No livro Kaizen: O Método Japonês para Transformar Hábitos, Um pequeno Passo de Cada Vez [traduzido literalmente da obra Kaizen: The Japanese Method for Transforming Habits, One Small Step at a Time] a autora e consultora Sarah Harvey faz aplicar a técnica de otimização de recursos aplicado às organizações ao plano individual, e o sono é uma das temáticas versadas.

A consultora fala, então, de uma técnica intitulada Respiração da Lua ou Chandra Bhedana, muito usada por quem faz Yoga, e que implica respirar apenas pela narina esquerda, considerando-se que este lado do corpo está mais associado ao sistema nervoso.

Harvey deixa um exercício para que se possa tentar, também, esta técnica e refere ainda que pode ser usado em momentos de maior angústia e stress. Recorde-se que estas soluções não devem ser eternizadas caso as insónias permaneçam, sendo que nunca deve ser descurada a consulta de um especialista.

Veja o exercício abaixo:

Comece por se sentar de costas bem direitas ou deitar-se, conforme se sinta mais confortável. Deve fechar os olhos, relaxá-los e imaginar que os olhos estão a nadar numa piscina fria.

Aperte a narina direita com o polegar direito de forma a que só consiga inspirar pela esquerda. Para expirar, faça o movimento contrário, sempre usando a mão direita

Vá espaçando a respiração para que os movimentos possam ser progressivamente mais lentos. O objetivo é sentir-se relaxada