Publicidade Continue a leitura a seguir

Temos mesmo de lavar a roupa nova antes de usá-la?

Percorra a galeria de imagens acima para saber porque deve lavar a roupa nova antes de a usar. [Imagens: Shutterstock]
Presença de germes e bactérias! Quando a roupa está exposta em loja surge a possibilidade de qualquer pessoa poder experimentá-la, o que significa que muitas mãos podem ter passado pela peça de roupa que leva para casa. "Um estudo realizado a blusas, calças e roupas íntimas, de três lojas diferentes, permitiu detetar bactérias como estafilococos e microrganismos de origem vaginal e fecal”, referiu à Vogue espanhola Maria del Carmen Romero, doutorada em Ciências Biológicas, especialista em Microbiologia e professora da Universidade Internacional de La Rioja (UNIR).
Muitas das peças que compramos são importadas, vindo de outros países. É impossível saber quantas mãos passaram pela peça que vestimos e quais as condições exatas em que foi armazenada e transportada.
Ao longo de todo o processo de fabrico das peças são utilizados produtos químicos e corantes, estes encontram-se a níveis mais elevados logo após a produção. O que é que acontece? Se vestirmos essa peça de roupa sem a lavar primeiro a possibilidades de vir a ter uma irritação.
Possibilidade de apanhar uma infeção de pele, como verrugas virais, sarna ou infeções fúngicas: “São muito comuns e fáceis de espalhar. A transmissão pode ocorrer de forma simples através da roupa. Quando experimentamos as roupas, vários microrganismos entram em contacto com diferentes partes do corpo e podem desencadear uma infeção”, explicou à Vogue Espanha Carmen Fernández-Anton, doutora e especialista em dermatologia. Pessoas com peles sensíveis, feridas, eczemas ou erupções cutâneas são ainda alvos mais fáceis de contágio.
Risco de contrair piolhos, sobretudo no caso de chapéus, bonés ou gorros. Embora não vivam muito tempo fora da cabeça de alguém, eles instalam-se bem em peças de fibras naturais (mais até no que nas sintéticas), conseguindo um novo habitat assim que alguém experimentar a peça ou acessório.

Publicidade Continue a leitura a seguir

A vontade de estrear uma roupa nova faz com que não a lave primeiro? Se costuma cair nesta tentação saiba que está a colocar a sua saúde em perigo. Desde a presença de bactérias e germes, a químicos e corantes, vários são os motivos (e bem válidos) para evitar vestir roupa nova sem a lavar antes.

Irritações cutâneas ou até mesmo infeções são apenas alguns dos problemas (conheça mais na galeria acima) que a nova peça pode trazer. Exposta nas lojas, à disposição de qualquer pessoa, muitas são as mãos que podem ter mexido na peça que escolheu para levar para casa.

E o risco não está só na roupa interior. Também vestidos, calças, calções, camisas… no fundo, todas as peças que têm contacto direto com a pele, devem ser lavadas antes de serem estreadas.

Percorra a galeria de imagens acima para saber porque deve lavar a roupa nova antes de a usar.

[Imagem de destaque: Shutterstock]

Dez sinais de que está na hora de deitar roupa fora

Com que frequência deve lavar cada peça de roupa?