Testámos os assistentes virtuais das lojas : veja os resultados

Não é algo que todas as lojas tenham e que todos os clientes conheçam. No entanto, podem revelar-se uma ferramenta muito útil na hora de comprar, ou antes disso. Será que nos facilitam mesmo a vida? Decidimos testar os assistentes virtuais de algumas lojas online bem conhecidos do público e agora partilhamos os resultados.

Falamos de uma conversação em tempo real onde consegue tirar qualquer dúvida com respostas imediatas e sem ter que sair de casa. Tudo através da janela de um chat. Desde tamanhos, coleções ou contactos, quem está do outro lado reage rapidamente, mas primeiro o cliente deve identificar-se com o número de telefone, e-mail e nome. Tezenis, Intimissimi, Zara e H&M (a americana) são algumas das lojas com serviço online que têm esta ferramenta disponível, e que decidimos testar.

Ao entrar no site da loja, basta ir à zona dos contactos e procurar a ferramenta que diz “chat”. A partir daí, siga as indicações que lhe fornecem – nada muito pessoal ou demorado.

Curiosamente a abordagem entre a Intimissimi e a Tezenis foi igual “Olá, eu sou o Branimir, como posso ajudá-lo?”. Embora pareçam e possam mesmo ser respostas automáticas conseguimos respostas rápidas e esclarecedoras, um denominador comum a todas as lojas que abordámos.

Apesar de a H&M portuguesa não ter esta funcionalidade, a americana tem e funcionou tão bem quanto as outras. Atendem rapidamente e falam apenas inglês. Pode fazer questões a partir de lá, mas caso sejam relacionadas com lojas portuguesas, reencaminham-no para essas a partir de um link.

Quanto aos horários, durante a semana, de segunda a sexta-feira funcionam entre as 8h e as 20. Em horário de fim de semana, apenas a Zara mostrou restrições, entre as 10h e as 16h. Mas não se preocupe, sempre que quiser fazer uma questão nas lojas online, ao carregar em “chat”, se estiver em funcionamento, aparece “online agora”, caso contrário, não está ninguém disponível para ajudar.

Já tiradas as duvidas, seja na loja online ou na física, prepare-se para estoirar a carteira com as dez tendências da próxima estação que vai poder ver na galeria de imagens.

Testámos as aplicações que nos tiram 10 quilos em dois segundos