Transparência, lingerie e nudez são oficialmente as regras da primavera e do verão

nudez Semana da Moda de Paris
Modelo da Fendi, Jean-Paul Gaultier e Mugler na Semana da Moda de Paris para Primavera/Verão 2023 [Fotografia: montagem/AFP]

Costas hiperdecotadas, recortes explosivos nas ancas, vestidos que trazem à luz e assumem mesmo as roupas íntimas como parte integrante da peça: a tendência do ultrassexy e dos corpos nus ganhou formalmente espaço na alta-costura e a etiqueta foi colocada nesta Semana da Moda de Paris.

Nesta quinta-feira, último dia do certame de alta costura, a Fendi apresentou uma coleção alicerçada na luz e na transparência, com vestidos que integravam peças visíveis de lingerie. “É o mundo interior que sai para o exterior, nos sentidos figurado e literal, e as roupas íntimas que se tornam roupas para sair à noite”, explicou a britânica Kim Jones, diretora artística das coleções de alta-costura da marca.

Fendi [Fotografia: Anne-Christine POUJOULAT / AFP]
Fendi [Fotografia: Anne-Christine POUJOULAT / AFP]

Para confirmar a tendência, o americano Casey Cadwallader, estilista da casa Mugler, ousou ainda mais no desfile de prêt-à-porter. O que seria de esperar estando ele há um ano, após a morte do extravagante fundador da marca, Thierry Mugler, diante de uma insígnia que sempre apresentou a mulher sexy, glamourosa e poderosa marcou várias gerações de estilistas.

[Fotografia: JULIEN DE ROSA / AFP]
[Fotografia: JULIEN DE ROSA / AFP]

A estilista espanhola Juana Martín também apostou no glamour e na nudez. Um vestido preto ou miniconjunto branco transparente com mangas volumosas em formato de leque, uma das suas marcas registadas, emergiram na passerelle coadunadas com sandálias de salto agulha prateadas.

Modelo de Juana Martin [Fotografia: EPA/Mohammed Badra]

O denim tie-dye foi o principal material dessa coleção, recheada de recortes e aberturas nas ancas das saias e calças. “A alta-costura às vezes é desconfortável, mas faz coisas que a fazem sentir super leve por dentro, super etérea”, disse a estilista à AFP.

“Há muita nudez nas roupas. Estamos a sair de uma pandemia, as pessoas querem sair, exibir-se, celebrar juntas”, declarou à AFP Christian Louboutin, que desenhou sapatos de rasto vermelho para o desfile de moda de Juana Martín.

Alexis Mabille apresentou vestidos longos com recortes enormes nas laterais, enquanto as tiras de tecido mal cobriam os seios em um vestido de noite rosa de Haider Ackermann para Jean-Paul Gaultier.

Modelo da coleção Jean-Paul Gaultier [Fotografia: Anne-Christine POUJOULAT / AFP]
Modelo da coleção Jean-Paul Gaultier [Fotografia: Anne-Christine POUJOULAT / AFP]

A estilista marroquina Sara Chraïbi, que se estreou em Paris nesta quinta-feira, apresentou uma coleção opulenta, que punha em perspetivas comprimentos, decotes e franjas. “Queria ter dois pontos de vista: sobre a liberdade de se cobrir ou de se descobrir”, disse.